Official website of the New England Patriots

replay
Patriots Replay Wed Jul 15 | 12:00 AM - 11:59 PM

Chris Hogan e Danny Amendola com jogadas decisivas

Foi daqueles jogos em que há muitas jogadas para escolher como tendo sido importantes e quase decisivas, com vários jogadores a dar um passo em frente nos momentos capitais da partida. Chris Hogane Danny Amendola, entre vários outros, responderam à chamada e totalizaram sete receções em oito passes lançados na sua direção, para 120 jardas e dois touchdowns. Mas, os números, só por si, não fazem justiça ao impacto da sua participação nesta partida, pois o importante foi o contexto, ou seja a fase do jogo em que surgiram.

Buffalo entrou a todo o gás e em 2:16 chegou à linha de seis jardas do New England Patriots. O barulho no estádio era ensurdecedor e todos esperavam o touchdown que encaminhasse a equipa da casa para mais uma vitória. Mas, aí a defesa dos Patriots cerrou fileiras e Buffalo foi obrigado a contentar-se com um field goal por Dan Carpenter. Para quem começou tão bem, soube a pouco.

"Fiquei contente porque a nossa defesa os limitou a um field goal," explicou Tom Brady. "Foi um bom começo para nós, eles receberam a bola, desceram pelo campo. Quando eles conseguem marcar logo de entrada, dá-lhes uma boa sensação. Mas nós respondemos da mesma forma, e fizemos um touchdown. É bom estar em vantagem."  

77c1a1889c6b408bb416be3db16ef967.jpg

O primeiro drive começou na linha de 30 jardas e Tom Brady metodicamente levou o seu ataque até concluir com um passe de nove jardas para Danny Amendola. Foram 14 jogadas, que gastaram 6:30.

No drive seguinte, Buffalo conseguiu avançar apenas cinco jardas, pelo que teve que devolver a bola aos Patriots. O *punt *de Colton Schmidt percorreu apenas 33 jardas, e assim o ataque dos Patriots começou a série na sua linha de 45 jardas.

Desta feita, Tom Brady não precisou de muito tempo para aumentar a vantagem. Não obstante algumas faltas, em apenas três jogadas e 2:08 Brady finalizou a descida com uma bomba de 53 jardas para Chris Hogan, que celebrou com este touchdown o regresso ao seu antigo estádio.

"Foi enorme. Fiquei tão contente pelo Chris Hogan por ver ele a conseguir aquele touchdown, foi uma bomba," disse Rob Gronkowski na sua conferência de imprensa pós-jogo. "Eu estava no meio do campo e por isso a bola foi lançada por cima da minha cabeça, e eu fiquei a olhar. Parecia um pássaro a voar. Olhei para o [Chris] Hogan e vi que ele tinha ultrapassado o homem dele, vi-o apanhar a bola e marcar o touchdown. Fiquei super feliz por ele. Ele merece. É uma pessoa incrível, um excelente colega de equipa e trabalha imenso."

c85b9b7e975044cfae94d56f914f4c47.jpg

"Pareceu-me que eles [Buffalo] estavam a favorecer a cobertura no outro lado do campo e quando se faz isso, há cobertura homem-a-homem naquele lado, e ele conseguiu arrancar por dentro," acrescentou Tom Brady. "O Hogs [Chris Hogan] é veloz, quando ultrapassa [os adversários], eles não o conseguem apanhar. Por isso, se colocar lá a bola e deixar que ele a vá buscar, ele consegue completar essas jogadas. Ele tem feito isso a temporada toda. Foi tremendo, colocou-nos em vantagem, 14-3. Foi uma jogada muito importante no jogo."

Quem não ficou nada satisfeito com a excelente receção de Chris Hogan foi Rex Ryan, treinador do Buffalo Bills.

"Eles estavam recuados no terreno, numa terceira descida e longa, e nós falhámos na cobertura – são 10 jogadores a jogar uma coisa e um a fazer outra coisa qualquer," lamentou Rex Ryan.

"Obviamente falhámos na nossa missão e eles completaram a jogada e por isso, mau resultado." lamentou Ryan.

UMA JOGADA MUITO IMPORTANTE

Danny Amendola tornou a estar em destaque na primeira jogada da segunda parte.

Conforme já é habitual, os Patriots ganharam o lançamento da moeda ao ar e optaram por permitir que fosse Buffalo a receber a bola para iniciar o jogo. A lógica é simples de compreender, pois a ideia é tentar marcar pontos no fim da primeira parte e depois abrir o segundo tempo marcando mais pontos para poder estar em controlo.

E o plano funcionou em pleno. Buffalo falhou um* field goal,Steve Gostkowski pareceu querer sair da sua baixa de forma recente, conseguindo um *field goal de 51 jardas mesmo em cima do intervalo e os Patriots começaram a segunda parte a ganhar por 24-10.

Dan Carpenter fez o kick off, na direcção de Danny Amendola, que inicialmente teve dificuldade em segurar a bola, mas depois de várias fintas de corpo, arrancou e foi só parado na linha de 24 jardas de Buffalo.

Este retorno de Amendola foi uma dos temas de conversa no final da partida.    

"Uma jogada muito importante, jogada muito importante," disse Bill Belichick. "Fizemos uns bons bloqueamentos para lhe criar espaço, até à linha das 35, 40 jardas e depois ele evitou dois* tackles. O Danny [Amendola] tem sido decisivo para nós desde que cá chegou, tem feito jogadas importantes, em jogos importantes, a retornar *punts, a retornar kicks, receções, bloqueios, faz tudo o que lhe pedimos para fazer. Não é egoísta. Foi uma jogada muito importante para nós, porque tínhamos feito o field goal no final da primeira parte e isso deu-nos a possibilidade de aumentarmos [a vantagem] antes de eles receberem a bola. Foi uma jogada muito importante para nós."

6500a6e430ed4d0cbd79c0126305eb5e.jpg

"Foi uma jogada enorme no jogo, o kick return, marcou o tom para a segunda parte," acrescentou Tom Brady. "Houve ali uma grande mudança, eles falharam o* field goal*, nós descemos no terreno, fizemos os três [pontos], começámos a segunda parte com a bola, o Danny teve aquele retorno, foi uma mudança de 13 pontos. O Danny está sempre no meio de grandes jogadas, jogadas importantes, ele é um competidor tremendo, dá tudo o que tem para dar pela equipa, e sabe sempre quando é que deve fazer a jogada certa…fez uma grande corrida, e colocou-nos em excelente posição no campo."

"O retorno do kickoff foi muito importante, alterou logo a dinâmica do jogo, assim de repente, na segunda parte. Ele levou a bola até à linha de 25 jardas, foi fantástico. Vimos muitos bloqueios, bloqueios fantásticos e o Amendola fez uma grande corrida," concluiu Rob Gronkowski.

O IMPORTANTE FOI GANHAR O JOGO

Para Amendola, o importante foi ganhar o jogo.

"Satisfeito por termos ganho," disse Amendola. "Começou com uma boa semana de preparação, começamos rápidos. Fizemos 14 pontos muito depressa e tentámos manter esse impulso na segunda parte."

"Eles [os colegas] bloquearam muito bem [no retorno]. Houve ali um bloqueio duplo, procurei fletir para conseguir o maior número de jardas possível."

Mais duas jogadas e o passe de Brady para Julian Edelman aumentou a vantagem, para 31-10. Ponto final nas pequenas dúvidas que ainda existiam.

Mas, o mais agradável para Amendola foi o bloqueio que permitiu que Edelman conseguisse fazer o touchdown.

"Quando o Julian [Edelman] recebe a bola num espaço vazio, nós sabemos que ele pode fazer muitas coisas, por isso se nós conseguíssemos bloquear os nossos marcadores, ele poderia entrar [no* end zone*]. Ele fez uma boa jogada e entrou," explicou Amendola.

As atuações de Danny Amendola e Chris Hogan e as suas contribuições para a vitória conseguida em Buffalo ilustram de forma perfeita a filosofia que torna o New England Patriots numa equipa modelo na NFL.

"É isso que torna este um jogo tão fantástico, é um jogo coletivo, não é um jogo sobre individualidades, o Tom distribui a bola. Se forem consultar as estatísticas vão ver que todos tiveram provavelmente, três, quatro ou cinco receções, seis jogadores diferentes. É fantástico," salientou Rob Gronkowski.
"Nunca se sabe o que é que vai sair, a quem é que ele vai passar a bola. Por isso estão todos a trabalhar arduamente, todos trabalham imenso para ficarem desmarcados e tentamos ajudar-nos uns aos outros. É uma parte enorme do nosso ataque, distribuir a bola por muitos jogadores diferentes, ajuda imenso."

E na realidade assim foi. Tom Brady completou 22 passes, distribuídos por seis* receivers*, Rob Gronkowski recebeu cinco para 109 jardas; Chris Hogan, Julian Edelman e Martellus Bennetttiveram quatro receções cada; Danny Amendola teve três e James White as outras duas.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.

Advertising