Devido à crescente popularidade do New England Patriots em Portugal, começam a surgir iniciativas semelhantes às que se realizam aqui nos Estados Unidos. Uma das mais populares é os adeptos juntarem-se no dia do jogo e vibrarem coletivamente com a exibição da equipa, atividade muito popular por ocasião do Super Bowl. à o chamado "viewing party". Pois, no passado domingo, a ideia tornou-se realidade quando algumas dezenas de fãs se reuniram na cidade de Leiria e assistiram à vitória sobre o Los Angeles Rams.
"Foi um sucesso este primeiro encontro Patriots Portugal", disse Marco Castro, o criador do Patriots Portugal, uma pågina do Facebook que surgiu em 2013 para ser um espaço de encontro dos fãs Portugueses do New England Patriots em Portugal. "Poucos minutos depois das 16:00 (o jogo começou às 18:00) começaram a chegar os primeiros fãs dos Pats ao Casulo Lounge Caffé, equipados a rigor e oriundos das mais diversas localidades, Torres Novas, Lisboa, Nazaré, Cascais, Torres Vedras e até Esposende".
A cidade de Leiria foi escolhida por estar situada no centro do paĂs.
Outro aspeto agradĂĄvel deste encontro foi a presença da comunidade brasileira, pois compareceram "diversos estudantes do Instituto PolitĂ©cnico de Leiria e do Instituto Superior de LĂnguas e Administração de Leiria".
Inicialmente Marco Castro estava um pouco nervoso pois esta era "a primeira vez que esta comunidade sai do Facebook para se tornar realidade palpĂĄvel. AlĂ©m disso, havia uma sĂ©ria de questĂ”es relacionadas com a transmissĂŁo do jogo, visto que o mesmo nĂŁo passou em nenhum canal de televisĂŁo portuguĂȘs. No entanto, tudo correu muito bem, começando pelo resultado do jogo, que começou com dois *touchdowns *amplamente celebrados no Casulo Lounge."
Começou bem e acabou melhor pois os Patriots venceram de forma categĂłrica e todos os presentes sentiram grande orgulho por esta ter sido a primeira vez que um encontro do gĂ©nero se realizou em Portugal.  Â
"Sim," confirmou Marco Castro. "Importa perceber que estamos em Portugal, um paĂs onde o Futebol Americano Ă© ainda uma relativa novidade, sendo disso exemplo a completa ausĂȘncia de encontros deste tipo com fĂŁs de outras franquias da NFL".
E o grupo de fĂŁs dos Patriots em Portugal aumentou pois Paulo Carvalho, proprietĂĄrio do Casulo Lounge CaffĂ©, ficou de tal maneira impressionado com a presença deste elevado nĂșmero de adeptos, que jĂĄ jurou fidelidade aos Patriots.
"Foi com muita satisfação que recebemos um evento de Futebol Americano neste espaço que nasceu apenas hå dois meses. Ainda por cima, saber que é um primeiro encontro deste tipo, com adeptos de uma só franquia. Posso dizer que os Patriots ganharam mais um fã e espero que para o ano possam regressar aqui, ainda com mais adeptos," disse Paulo Carvalho.
JĂ HĂ PLANOS PARA UM SEGUNDO ENCONTRO
E os fĂŁs que participaram neste encontro deixaram bem claro que tencionam tornar o evento num acontecimento, no mĂnimo, anual. Ă Ăłbvio que parte do problema, para alĂ©m das distĂąncias a percorrer, reside no fuso horĂĄrio, pois hĂĄ cinco horas de diferença entre Portugal e os Estados Unidos, daĂ que tenha que ser num jogo com inĂcio pelas 13:00 em Foxboro, como foi o caso do domingo passado.
"JĂĄ temos em mente duas possibilidades para uma segunda edição deste encontro," revelou Marco Castro. "Ou o Super Bowl LI (caso os Patriots consigam estar presentes), ou entĂŁo na prĂłxima temporada, no Domingo dia 29 de Outubro, que Ă© quando começa o horĂĄrio de inverno em Portugal. Portanto, esse serĂĄ o Ășnico fim-de-semana em que os Patriots jogam Ă s 17:00, um horĂĄrio mais simpĂĄtico para que as pessoas se possam deslocar e regressar cedo a casa".
Em iniciativas deste gĂ©nero a maior dificuldade estĂĄ em começar. A primeira jĂĄ lĂĄ vai, correu bem e portanto agora Ă© sĂł começar a trabalhar na prĂłxima. Marco Castro acredita que vai ser possĂvel, pois a promoção tem apoios importantes.
"Conseguir chegar tanto Ă SPORTâąTV como ao site oficial dos Patriots, tem de ser considerado um estrondoso sucesso. Por isso, penso que este evento veio para ficar, tendo todas as condiçÔes para se tornar numa experiĂȘncia obrigatĂłria para todos os fĂŁs dos Patriots em Portugal," considerou Marco Castro.Â






























