A equipa acima de tudo e de todos, é esse o lema do New England Patriots, um lema que explica por que motivo esta é a franquia com maior sucesso na National Football League hå quase duas décadas.
Por esta altura da temporada, apĂłs o final dos jogos, a equipa de relaçÔes pĂșblicas de cada clube distribui dados informativos sobre feitos coletivos e individuais, metas que o clube ou alguns dos jogadores conseguiram alcançar durante aquele jogo. Os Patriots fazem o mesmo, mas por norma nem jogadores, nem equipa tĂ©cnica se mostram muito interessados em falar sobre esse assunto.
No domingo, em Miami, tivemos mais do mesmo.
A grande diferença é que em relação aos Patriots muitos destes feitos não são apenas novos måximos pessoais limitados ao clube, mas sim referentes à própria NFL.
OS MĂXIMOS ESTABELECIDOS
Vejamos entĂŁo o que foi conseguido em Miami, pois estes dados dĂŁo-nos uma ideia mais exata do que tem sido o domĂnio dos Patriots, e tambĂ©m qual foi a reação de jogadores e equipa tĂ©cnica.
Desde 1990, ano em que o atual formato dos play-offs foi adotado, os Patriots chegaram ao final da temporada regular como primeiro cabeça-de-série [number 1 seed] na sua divisão por seis vezes, superando assim Denver (5), Dallas, Pittsburgh e São Francisco (4 cada).
A vitória foi a décima quarta nesta temporada, a quinta vez que os Patriots conseguiram 14 triunfos, feito anteriormente registado em 2004, 2004, 2007 e 2010. Só São Francisco se aproxima, com quatro destas temporadas; Chicago, Indianapolis, Miami, Pittburgh e Washington conseguiram-no por duas vezes.

Desde 2001, a defesa dos Patriots consentiu menos do que 20 pontos por jogo em 11 temporadas, incluindo a atual, onde sĂł consentiu 15,6 pontos por jogo. Durante esse perĂodo, as defesas de Baltimore e Pittsburgh tiveram 10 temporadas com menos de 20 pontos, Miami teve oito.
Ao vencerem em Miami os Patriots terminaram invictos nos oito jogos disputados fora de casa, algo que jĂĄ tinham conseguido em 2008. SĂŁo Francisco Ă© a Ășnica que o conseguiu fazer trĂȘs vezes; Saint Louis e Dallas atingiram a marca uma vez.
Desde essa temporada de 2001, os Patriots registaram 76 vitĂłrias e 22 vitĂłrias nos jogos da AFC, a melhor percentagem da NFL, 77,5%. Seguem-se Indianapolis (69-28, 71,1%), Green Bay (68-22-1, 70,8%) e Pittsburgh (68-31, 68,4%).
O ataque dos Patriots permitiu apenas duas interceçÔes durante a temporada, superando assim com facilidade o måximo da NFL, 5, que era repartido por seis equipas, incluindo os Patriots em 2010.
As temporadas com 14 vitĂłrias surgiram todas debaixo do comando tĂ©cnico de Bill Belichick, que Ă© o Ășnico treinador com este palmarĂ©s. George Seifert (3), Joe Gibbs (2), Mike Ditka (2) e Don Shula (2) sĂŁo os outros treinadores com 14 vitĂłrias.
As 276 jardas conseguidas em Miami permitiram a Tom Brady subir ao quarto lugar na lista de jardas na carreira, com 61.582. Ironicamente neste jogo ultrapassou Dan Marino, lendĂĄrio quarterback dos Dolphins. Ă sua frente estĂŁo apenas Peyton Manning (71.940), Brett Favre (71.838) e Drew Brees (65.761).
Com os trĂȘs passes para touchdown em Miami, Tom Brady estabeleceu mais um mĂĄximo da NFL, o rĂĄcio entre touchdowns, 28, e interceçÔes, 2, que portanto passa a ser 14. Brady ultrapassou Nick Foles (Philadelphia-2013), 27/2, 13.50.
Os outros mĂĄximos pessoais registados em Miami incluiram o* fumble return* mais longo da histĂłria dos Patriots, 69 jardas porShane McClellin; mais um touchdown no jogo corrido por LeGarrette Blount, que melhorou o mĂĄximo que jĂĄ lhe pertencia e agora passa a ser 18; Julian Edelman ultrapassou a marca das 1.000 jardas numa temporada pela segunda vez e bateu o seu recorde pessoal em jardas numa temporada, 1.106, e o touchdown mais longo, 77 jardas; o estreante Martellus Bennett tem agora sete touchdowns como novo mĂĄximo; Nate Ebner registou 19 tackles pelas equipas especiais, a melhor marca na NFL esta temporada.
TOM BRADY REPARTE OS LOUROS COM A LINHA OFENSIVA
No domingo, na conferĂȘncia de imprensa pĂłs-jogo, Tom Brady nem sequer falou dos mĂĄximos que atingira, mas teve o cuidado de elogiar a sua linha ofensiva. Â Â
"Tem feito um trabalho incrĂvel. NĂŁo posso dizer o suficiente para descrever o que eles tĂȘm conseguido individualmente, como jogadores, e depois coletivamente, como uma unidade, o Marcus (Cannon) e o Nate (Solder) e a forma tremenda como tĂȘm jogado, a um nĂvel consistente, oShaq (Mason) e o Joe (Thuney), o que eles tĂȘm conseguido. E depois o David (Andrews), que Ă© uma espĂ©cie de lĂder do grupo, e ele traz uma energia tremenda e entusiasmo. Ele tem feito uma grande temporada," disse Brady.

"Eles tĂȘm feito uma grande temporada. O [treinador da linha ofensiva] Dante (Scharnecchia) Ă© o melhor treinador de linhas ofensivas na NFL. Ele faz um excelente trabalho com todos eles. O Ted(Karras) tambĂ©m esteve em algumas jogadas, e o Flems (Cameron Fleming) fez um excelente trabalho quando entrou, o LA (LaAdrian Waddle) estĂĄ preparado para jogar, mas nĂŁo tem tido oportunidades. Tem sido excelente poder ver todos a contribuir. O jogo corrido tem sido excelente, temos estado bem nos passes, a proteção tem sido tremenda, eles tĂȘm feito uma excelente temporada."
E na segunda-feira de manhĂŁ, na habitual entrevista Ă estação WEEI, Tom Brady acrescentou que ter-se limitado Ă s duas interceçÔes foi "para mim o destaque da minha temporada. Ă isso que eu realmente adoro, fazer parte de um ataque, porque nĂŁo Ă© sĂł o quarterback. Acaba por depender dos receivers segurarem a bola e estarem no lugar certo e da grande proteção na frente, tudo algo que temos tido e que contribui para isso. Penso que a Ășnica coisa como *quarterback *que significa mais para mim Ă© que eu nunca quero ser o motivo por que perdemos um jogo."

Na sua conferĂȘncia de imprensa de segunda-feira, Josh McDaniels, coordenador ofensivo dos Patriots, salientou que Tom Brady estuda minuciosamente os filmes dos jogos das equipas adversĂĄrias. Por isso "conhece sempre as capacidades e os talentos dos defesas que estĂĄ a defrontar. Uma vez mais, tambĂ©m depende da experiĂȘncia e da compreensĂŁo que lhe ensinam o que poderĂĄ fazer, comparado com o que talvez nĂŁo seja uma boa ideia."
McDaniels acrescentou que evitar turnovers é decisivo, e nesse aspeto Tom Brady "tem tomado imensas decisÔes sobre quando pode correr o risco e quando não o deve fazer", porque quando se tem a posse de bola "temos oportunidade para marcar e colocar pontos no marcador, e eventualmente é assim que se ganham os jogos."
Josh McDaniels concordou com Tom Brady na anĂĄlise Ă linha ofensiva e ao trabalho desempenhado pelo treinador Dante Scarnecchia.
"O Dante [Scarnecchia] Ă© um recurso tremendo, tremendo, um treinador tremendo, tremendo. Ele Ă© um grande professor," disse McDaniels. "Ele constrĂłi uma enorme continuidade entre os jogadores que jogam para ele. Ele realmente faz um Ăłtimo trabalho em conseguir que eles compreendam como devem comunicar entre si e trabalhar uns com os outros, porque em Ășltima anĂĄlise, os cinco jogadores precisam fazer um bom trabalho a trabalhar em conjunto para poderem desempenhar as suas funçÔes na linha ofensiva, e ele tem feito um grande trabalho com isso.
"TĂȘm os preparados e prontos para treinar todos os dias para que possam podem progredir e melhorar e depois, finalmente, preparados e prontos para jogar no dia do jogoâŠele tem sido um grande mentor para mim e certamente fez uma enorme diferença e [tem um grande] impacto no nosso grupo na frente e no ataque e na nossa equipa. Penso que o seu valor nĂŁo pode ser subestimado. Ele Ă© tremendo e adoramos tĂȘ-lo aqui e Ă© o nosso privilĂ©gio de ter a oportunidade de trabalhar com ele."
NINGUĂM DESCANSA Ă SOMBRA DE LOUROS CONQUISTADOS
Todos, jogadores e equipa tĂ©cnica, sabem que a vitĂłria em Miami foi apenas uma das etapas em direção ao grande objetivo, a conquista de mais um tĂtulo de campeĂŁo, mais uma vitĂłria no Super Bowl. Pela frente, nas prĂłximas semanas, hĂĄ muito trabalho e grande preparação, nĂŁo apenas nos treinos, mas igualmente nas reuniĂ”es das diversas unidades e no estudo dos filmes das equipas adversĂĄrias e tambĂ©m dos diversos jogadores que cada um vai enfrentar.
O treinador Bill Belichick deixou isso bem claro no domingo Ă noite.
"ParabĂ©ns, 14 [vitĂłrias] e duas [derrotas]. SĂŁo muitas vitĂłrias, mas vocĂȘs mereceram-nas," disse Belichick no balneĂĄrio, pouco depois dos jogadores terem saĂdo do campo. "Mas, agora estamos 0-0 novamente, Ă© o inĂcio de uma nova temporada, temos que continuar a trabalhar, estamos no caminho certo, temos que continuar a trabalhar. Lidar com esta [vitĂłria] conforme lidĂĄmos com todas as outras durante a temporada, continuar a trabalhar, a melhorar, e estar preparados para jogar o nosso melhor futebol no prĂłximo sĂĄbado Ă noite. ParabĂ©ns." Â
"Mesmo num dia como este [segunda-feira], hĂĄ nĂŁo hĂĄ descanso para nĂłs esta semana," confirmou Tom Bradydurante a entrevista Ă WEEI. "Ă [um dia] completamente preenchido com a avaliação, auto reconhecimento, a tentar adiantar os conhecimentos sobre alguns dos adversĂĄrios que possamos vir a defrontar. Ă tentar descobrir o que Ă© que poderemos fazer melhor. Isso Ă© um enorme â esta Ă© uma semana para nos adiantarmos. Esta nĂŁo Ă© uma semana de folga. Temos que tentar descobrir como vamos ganhar um jogo em duas semanas contra um adversĂĄrio que nĂŁo sabemos quem vai ser, e uma maneira de fazer isso Ă© concentrarmo-nos em nĂłs prĂłprios."
TREINADORES ESTĂO A SER COBIĂADOS
O sucesso tem preço e no caso dos Patriots a cobiça foi lançada na direção dos seus dois coordenadores, Josh McDaniels (ofensivo) e Matt Patricia (defensivo), que receberam propostas de algumas das equipas que jå despediram os treinadores depois de mais uma época de fracasso.
Segundo os regulamentos da NFL, os treinadores-adjuntos, ou coordenadores, podem comparecer a entrevistas de emprego caso a sua equipa tenha folga, como Ă© o caso dos Patriots esta semana.

Numa notĂcia publicada pela ESPN, Adam Schefter indicou que o San Diego Chargers pediu aos Patriots autorização para entrevistar Matt Patricia.
Nessa mesma notĂcia, um dos jogadores dos Chargers, o safety Jahleel Addae, indicou que um ambiente vencedor Ă© essencial no balneĂĄrio de qualquer equipa que pretende ser campeĂŁ, daĂ a cobiça pelos tĂ©cnicos dos Patriots.
"Eu penso que New England Ă© um desses daqueles lugares; a organização tem uma cultura vencedora," disse Addae. "Foi estabelecida hĂĄ jĂĄ muito tempo. Penso que qualquer universidade ou organização profissional quer alguĂ©m que seja um lĂder, alguĂ©m que ganha mais do que perde. Tem que se começar com a cultura. [A cultura] Ă tudo".
O mesmo jornalista escreveu que segundo as suas fontes o San Francisco 49ers, Los Angeles Rams e Jacksonville Jaguars pediram autorização para entrevistar Josh McDaniels. Supostamente, os 49ers também pediram autorização para entrevistar Nick Caserio, o Director Técnico dos Patriots.
"Eu vejo por que Ă© que hĂĄ muito interesse e deve haver. Eu considero que ele [Josh McDaniels] Ă© o melhor da NFL," disse Tom Bradydurante a entrevista Ă WEEI. "Os grandes treinadores tĂȘm oportunidades, e ele tem a sorte de estar numa situação em que a deve ter, porque ele merece. Eu detestaria perdĂȘ-lo. Ele tem sido espetacular em todos os aspetos. Para mim, eu nunca poderia ser o jogador que sou sem ele, e a forma como me desafia todas as semanas."
Nas conferĂȘncias de imprensa de segunda-feira, nenhum dos elementos da equipa tĂ©cnica prestou qualquer esclarecimento sobre a situação.
Quando lhe perguntaram se alguém tinha falado com ele sobre o futuro de Josh McDaniels, Matt Patriciaou Nick Caserio, Bill Belichick limitou-se a dizer: "não tenho nenhum comentårio sobre isso."
"Nada," acrescentou Josh McDaniels. "Eu tenho estado a trabalhar na compilação do filme e a finalizar tudo sobre o que se passou em Miami. Eu sei que hå um processo em vigor e jå passåmos por isso anteriormente e portanto neste momento não tenho nada a acrescentar ou comentar."
"Eu penso que o treinador [Bill Belichick] jĂĄ abordou isso," disse por sua vez Matt Patricia. "Eu nĂŁo ouvi nada. NĂłs estamos apenas a trabalhar no jogo de ontem e a preparar-nos para seguir em frente. Eu sei que hĂĄ um processo em vigor que Ă© seguido na liga, mas para mim neste momento, estou apenas concentrado no que estamos a fazer como equipa e estĂĄ tudo a seguir em frente. Estou apenas na rotina normal de segunda-feira, o que Ă© Ăłtimo para mim."
Nos prĂłximos dia deverĂŁo ser revelados mais detalhes.




























