Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Best of Patriots.com Radio Wed Apr 24 - 04:00 PM | Thu Apr 25 - 07:25 PM

As declarações acabam hoje, mas o trabalho só termina no domingo

Hoje foi o último dia para os jornalistas poderem falar com os jogadores e os treinadores. Mas, para estes o trabalho vai continuar e só acabará no domingo à noite. Temos algumas das últimas declarações.

Sexta-feira foi o último dia aberto à comunicação social.Bill Belichick, Tom Brady, Nate Solder e Devin Mc Courty, entre outros, deram as suas últimas observações antes da final de domingo à noite.

Táticas e planos de jogo são algo que ninguém discute. Por isso, os temas principais são a forma como a equipa se está a preparar, algumas observações sobre o adversário e as impressões sobre a importância do jogo.

Bill Belichick foi o primeiro a falar. Mais reservado do que habitual, tornou a salientar que a preparação é a chave do segredo. Trabalho, muito trabalho.  

A primeira pergunta na conferência de imprensa de sexta-feira de manhã deixou isso bem claro. Quando lhe perguntaram se tinha estudado os filmes dos jogos em que Le'Veon Bell, o running back que é considerado a arma principal do ataque dos Steelers, tinha conseguido apenas 2,8 jardas por corrida, Belichick foi direto ao assunto.

20170120_belichick_press.jpg

"Com certeza. Sim. Vimos todos os jogos [de Pittsburgh]," respondeu Belichick. "Jogámos com eles a meio da temporada e agora jogamos contra eles no final da temporada, por isso não é como se esta fosse a primeira vez que jogamos contra uma equipa e depois temos que estudar 17 jogos. Temos todos os jogos de todo o ano. Honestamente, penso que já vimos todas as jogadas que eles fizeram este ano".

Um dos jornalistas tentou mudar o ambiente, perguntando se Belichick tem alguma superstição ou ritual antes dos jogos.

"Sim, tento treinar e colocar a equipa a jogar bem. Isso leva-te longe," foi a resposta.

Perguntaram-lhe sobre alguns dos seus jogadores e Bill Belichick pareceu mais bem disposto quando falou sobre o corner back Logan Ryan e a paixão que a sua defesa leva para os jogos.

"É importante para a unidade [defesa] ter uma boa paixão e confiança uns nos outros, pois é devido a isso que jogam agressivamente, e é devido a isso que jogam bem," respondeu Belichick. "Estes jogadores têm isso. Defensivamente, eles têm uma boa atitude, têm um bom espírito competitivo. Eles jogam o jogo com paixão e um objetivo. Claro, queremos isso. Absolutamente."

 A terminar, perguntaram-lhe se, apesar de ter participado em tantas finais, alguma vez tinha tempo para apreciar e refletir sobre os seus feitos, os seus sucessos.

"Talvez noutra altura. Neste momento, não estou interessado em nenhum jogo a não ser o de domingo. É a única coisa que me interessa. Por isso, [será] uma grande conversa para outra altura," disse Bill Belichickao abandonar a sala.

TOM BRADY FOCADO NO JOGO

Como é dos jogadores que mais trabalha e mais tempo passa na preparação os jogos, a primeira pergunta colocada a Tom Brady foi se os treinos têm corrido bem esta semana e qual o pressentimento que tinha em relação ao jogo de domingo.

"Em última análise, tudo vai depender [do que acontecer] naquelas três horas no domingo à noite," respondeu Brady. "Já tivemos grandes semanas [de treinos] e jogos maus e semanas más [de treinos] e grandes jogos. Já tivemos grandes jogos e grandes semanas e vice-versa. Sentimo-nos sempre melhor à ida para o jogo quando tivemos uma grande semana de preparação. Penso que a equipa fez um bom trabalho e compreendeu contra quem vamos jogar, como eles jogam, porque é que ganham. Nós vamos defrontar uma grande equipa de football. Vai exigir as nossas melhores três horas da temporada contra o nosso maior desafio de toda a temporada. Esperemos que estejamos preparados para isso."

20170120_710x380_tom_brady.jpg

Depois de todos estes anos de experiência, de ter visto as mais exóticas defesas e tentativas para o enervar, Tom Brady reconhece que a preparação continua a ser o aspeto mais importante em todos os jogos.

"Eu penso que entro sempre no jogo com o entendimento daquilo que me pode derrotar e cuidadoso sobre as coisas que eles fazem bem," esclareceu Tom Brady. "Não penso que seja necessariamente intimidação. Eu penso que o que nos ajuda a ganhar ou a perder é a execução e o bom desempenho."

Mesmo assim, Tom Brady reconheceu que sente uma certa ansiedade nas horas que antecedem os jogos.

"É tudo um processo. Não se podem ignorar todas essas coisas e ir direto para o jogo," explicou Brady. "Tens tem que passar por tudo isso e tens que fazer isso durante toda a semana; o estudo de filme e todos os treinos, todas as reuniões, a simulação do jogo. É muita coisa para preparar, especialmente contra uma grande defesa. [Eles são] uma equipa que ganhou oito ou nove jogos seguidos, e está na melhor forma de toda a temporada, marcando pontos. Nós temos que limitá-los no ataque, pois jogaram muito bem na semana passada. É um teste difícil, por isso nós vamos precisar de estar ao nosso melhor nível."

PARA NATE SOLDER, ESTE JOGO É UMA GRANDE OPORTUNIDADE

Um dos problemas que mais afetou o ataque dos Patriots frente a Houston foi a proteção proporcionada pela linha ofensiva.Tom Brady foi atingido oito vezes e sofreu dois sacks.

"As coisas que não fizemos bem às vezes podem ser uma oferta," disse Nate Solder, o veterano tackle dos Patriots. "Se não saíram bem, podes pedir ajuda para que saiam bem no próximo jogo. As coisas que não fizemos bem, temos trabalhado de forma a que nos possam ajudar esta semana. A semana inteira foi baseada nos Steelers, mas as coisas que não fizemos bem, se as corrigirmos, podem nos ajudar esta semana."

20170119_solder_press.jpg

O jornalista quis saber se Tom Brady ficava agitado quando é pressionado de forma tão intensa como foi frente a Houston.

"Ele [Tom Brady] não perde a compostura, é muito estável," respondeu Solder. A maneira como ele controla o huddle, a forma como ele se comporta e coisas assim é algo que nos contagia a todos nós. Ficamos apenas focados no plano de jogo e tentamos fazer uma jogada de cada vez."

Quando lhe perguntaram se a linha ofensiva não estava algo nervosa em relação à possibilidade de tornar a sentir dificuldades frente a Pittsburgh, Nate Solder deixou bem claro que a sua unidade tem trabalhado imenso para evitar a repetição da cena.

"Temos muito orgulho no que fazemos, porque nós tentamos fazer o melhor que podemos," respondeu Nate Solder. "Sempre tivemos um padrão [de exigência] muito alto, e eu acho que um só hit no quarterback já é demais. Quando se trata do plano de jogo e tudo isso, tentamos apenas ganhar o jogo, pois não nos podemos preocupar com todas as pequenas coisas que posam correr mal."

E o Tom Brady não diz nada nesses jogos assim? 

"Normalmente não. Não precisa."

SEGUNDO DEVIN MCCOURTY, A DISCIPLINA É A CHAVE

Devin Mc Courty, um dos capitães da defesa, concedeu a sua entrevista semanal à estação de rádio WEEI na sexta-feira de manhã.

Começou por revelar que o treinador Bill Belichick tem sido muito exigente durante os treinos porque "há um senso de urgência devido à importância do jogo. Logo depois do último jogo, ele disse-nos que se cometermos os mesmos erros este vai ser o nosso último jogo. Essa é a verdade, e nós como jogadores temos que compreender isso, tentar evitar esses erros, estar focados e preparados para jogar. Temos que corrigir algumas das coisas da semana passada."

b77cc442ee8d459fb99ba43fa9f4acce.jpg

Atendendo a essa tomada de posição de Bill Belichick seria de prever que a exibição menos conseguida frente a Houston teria sido motivação para os treinos desta semana.

"Nem por isso, o que acontece é que nos obriga a ver o jogo para identificar as coisas que precisamos de corrigir," revelou Devin McCourty. "Independentemente da forma como jogámos, íamos ter uma semana intensa à mesma, a preparar tudo, a analisar tudo, porque isto é uma final.

"Nós sabemos o que precisamos de fazer. Teríamos tido a mesma sensação de urgência, mas [a exibição menos conseguida] obrigou-nos a analisar aquele jogo, a ver tudo com cuidado, analisar tudo para corrigir os erros. Pittsburgh está a fazer a mesma coisa, está a tentar encontrar os nossos pontos fracos e onde é que pode ter vantagem."

Tal como todos os outros elementos da defesa, Devin McCourty considera que o ataque de Pittsburgh vai ser o mais difícil que os Patriots encontraram até ao momento.

"Este é o ataque mais equilibrado que defrontámos este ano. Temos que parar o jogo corrido, não podemos permitir que eles corram com a bola, caso contrário eles têm todas as opções, o jogo corrido, os passes, as simulações," reconheceu McCourty. "Todas as semanas dizemos que temos que parar o jogo corrido, mas este tem que ser um jogo em que todos jogam bem, todos os 11. Quando o Ben [Roethlisberger] tiver a bola, todos os 11 têm que ir à bola, tentar fazer o tackle, não permitir que o Antonio Brown apanhe a bola, a mesma coisa com o Eli Rogers. Eles têm muita velocidade. Vai depender de termos todos os nossos jogadores estarem prontos e fazerem a melhor exibição do ano."

O NERVOSISMO

Embora os Patriots tenham uma equipa repleta de veteranos, há 19 jogadores que fizeram a sua estreia nos play-offs na semana passada frente a Houston. Cabe aos veteranos, aqueles que já disputaram mais de uma dezena de jogos na fase final, tentar acalmar os nervos dos menos experientes.

"Penso que parte da responsabilidade dos veteranos é transmitir as coisas que tu sabes como jogador, sobre um jogo tão importante como este," sugeriu Tom Brady. "Por isso tentas transmitir essas mensagens ao longo da semana de treinos, e basicamente a qualquer altura. Onde quer que esteja, tentas passar aos teus colegas algumas das tuas experiências e a maneira de lidar com elas. Mas muitos fazem perguntas e alguns recebem as informações e guardam, outros não. Por isso tentamos fazer o melhor possível."

"Nós fazemos um bom trabalho em estar concentrados em todas as coisas que fazemos habitualmente, não há nada de novo [na rotina]," revelou Devin McCourty. "Essa é uma das vantagens de jogar em casa, pois podemos continuar com a mesma rotina na preparação dos jogos. Temos que nos lembrar que continua a ser* football.* O mais importante é a preparação, possivelmente passar mais algumas horas a ver filmes [dos jogos do adversário], porque não há nada para a [próxima] semana. Depois de começar o jogo tens que compreender que o football é isto, queres jogar bem e fazer o que tens feito todas as semanas nesta temporada, jogar o melhor possível."

Esse é realmente o cenário ideal, estudar filme, analisar o adversário, trabalhar imenso nos treinos e depois jogar bem no jogo.

E pronto, em termos de declarações, acabou. Até domingo, há que ultimar preparativos, pois a fase do mata-mata está num momento crucial.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising