Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Best of Patriots.com Radio Thu Apr 25 - 02:00 PM | Fri Apr 26 - 06:25 PM

Bill Belichick analisa vitória, admiração por Jim Brown

A análise ao jogo costuma ser o tema principal na conferência de imprensa de segunda-feira, mas desta feita o treinador Bill Belichick, profundo admirador e conhecedor da história da National Football League, concluiu a sessão de segunda-feira com declarações sobre Jim Brown, figura icónica da liga que passou toda a carreira com o Cleveland Browns.

Muitos foram os temas debatidos durante a conferência de imprensa de segunda-feira, desde as exibições categóricas de vários jogadores do ataque, casos de Tom Brady, Martellus Bennett e Rob Gronkowski, até à atuação da defesa na anulação do jogo terrestre do Cleveland Browns, mas o assunto que mais animou o treinador Bill Belichick foi a visita dos seus jogadores à estátua de Jim Brown, situada à entrada do estádio FirstEnergy Stadium.

Quem é Jim Brown

James (Jim) Brown nasceu a 17 de Fevereiro de 1936, em Saint Simons Island, no estado de Georgia. Aos oito anos de idade a família mudou-se para Manhasset, um dos bairros de Long Island, em Nova Iorque, onde começou a dar nas vistas a nível desportivo.

(AP Foto/David Richard)

Frequentou a Universidade de Syracuse e destacou-se em várias modalidades, pois para além do football, foi jogador de elite no basquetebol, no atletismo e também em lacrosse. 

Na National Football League jogou sempre pelo Cleveland Browns e encerrou a carreira ao fim de nove temporadas, quando ainda estava na plenitude das suas faculdades, para abraçar a carreira de ator, mudando-se para Hollywood.

Durante essas nove temporadas, acumulou estatísticas absolutamente espantosas. Quando saiu, era o recordista em jardas acumuladas numa temporada, 1.863 em 1963, e na carreira, 12.312 jardas; bem como em touchdowns em transportes, 106, touchdowns na carreira, 126, e ainda em jardas acumuladas durante a carreira, 15.549. Foi o primeiro jogador a conseguir 100 touchdowns em transportes, numa altura em que a liga consistia de apenas 12 jogos.

Devido a isso, em 2002 a revista Sporting News decidiu nomeá-lo com o melhor jogador de football de todos os tempos.
 A encerrar a sessão, um dos jornalistas mencionou que alguns dos jogadores dos Patriots haviam tirado fotos em frente à estátua de Jim Brown depois do jogo em Cleveland e por isso perguntou o que é que os jogadores de hoje podem aprender com o legado e a carreira de Jim Brown.

"Sinceramente, penso que qualquer pessoa, seja jogador de football ou não, pode aprender muito com Jim Brown e o que ele representa e o que ele defende," começou por responder Bill Belichick. "Mas, particularmente no que se refere à nossa equipa de football, o Jim Brown é, na minha opinião, o melhor jogador que jamais jogou. Eu tive a oportunidade de o conhecer, conheço o Jim há mais de 20 anos. Conheci-o quando era o treinador dos Browns."

No que se refere ao legado de Jim Brown, Bill Belichick mencionou que depois de o ter conhecido compreendeu melhor que "ele significou muito para este desporto. Ele abriu o caminho para todos nós, jogadores e treinadores. Fez parte de muitos que transformaram o football profissional, o jogo de football, no grande jogo que é [hoje]. Senti que era uma oportunidade para nós, como equipa, depois do jogo, reconhecer e prestar homenagem ao Jim e a tudo o que ele representa dentro e fora do football. Mas especialmente o que ele tem representado para o football e quanto ele tem feito por este desporto, o significado que tem para todos nós."

Em relação à estátua, Bill Belichick comentou que "foi lá colocada recentemente... é algo notável que não tivesse acontecido mais cedo, mas independentemente disso não sei quantos dos nossos jogadores realmente compreendem ou apreciam o que ele representa para o jogo e o que ele representou para o jogo através do seu contínuo envolvimento.

"Foi por isso que o fizemos [a visita] e estou satisfeito por terem gostado. Espero que, como parte da sua carreira de football, seja uma pequena lembrança, é apenas o reconhecimento de um grande jogador e uma ótima pessoa e alguém que realmente fez este jogo ser melhor para todos nós."

Outros destaques

(AP Photo/Ron Schwane)

Bill Belichick, normalmente reservado quando instado a comentar exibições individuais, teve palavras simpáticas para alguns dos seus jogadores.

Para ele, Cameron Fleming "tem feito um bom trabalho para nós e é um dos nossos jogadores em quem temos mais confiança. Ele é muito inteligente e trabalha arduamente. Para o tamanho dele, trabalha arduamente na sua preparação física e ele realmente não se cansa, ou pelo menos não parece que o faça. Está no topo do seu grupo em sprints e trabalha duro na sala de musculação, tanto na força como na flexibilidade, e faz muitas outras coisas para tentar continuar a melhorar."

Devido a todo este trabalho extra, Belichick considera que Fleming "é provavelmente um dos mais respeitados jogadores na equipa, por causa da sua ética de trabalho e a sua dureza e sua confiabilidade. Pedimos-lhe para fazer muitas coisas diferentes, jogar em múltiplas posições, guard, ambos os tackles, jumbo tight end e ele trabalha muito duro para fazer todos esses [lugares] e, como eu disse, a inteligência dele é excelente."

Concluiu dizendo que Cameron Fleming "tem um temperamento muito equilibrado por isso quer seja titular, ou entre com o jogo a decorrer, ou mude de um lado [da linha] para outro, o que quer que seja, ele tem sido muito fiável para nós. É novo, ontem foi mais um trabalho sólido, realmente sólido fazendo o lugar de Marcus [Cannon] a tackle direito, e isso já nos ajudou imenso."

Nem tudo foi perfeito com os wide receivers

Num jogo em que o jogo aéreo esteve em grande destaque seria de prever que Bill Belichick estivesse plenamente satisfeito com o desempenho dos seus wide receivers, das rotas seguidas. Mas não foi bem assim.

"Bem, penso que tivemos os nossos momentos," começou por dizer Bill Belechick. Mas depois reconheceu que o grupo tinha feito um bom trabalho, e destacou a primeira descida da segunda parte, pois "tivemos algumas boas rotas durante a cobertura homem-a-homem e houve algumas jogadas apertadas na red zone, como naquela em que o Rob [Gronkowski] tinha terceira-e-10, ou o que foi, na primeira descida da segunda parte. É algo que é importante para o jogo de passes, conseguir sair da linha de* scrimmage, ser capaz de entrar na rota e conseguir a profundidade com o espaço adequado entre os recetores e depois conquistar a parte superior da rota contra a cobertura homem-a-homem, criando assim a separação que abre o espaço para onde o *quarterback pode enviar a bola. 

A trabalhar com Stephen Gostkowski

Quando foi sugerido que Stephen Gostkowski está a atravessar uma fase menos positiva, Bill Belichick defendeu o jogador e não quis individualizar a situação, indicando que a sua equipa técnica trabalha regularmente com todos os jogadores, independentemente das suas exibições.

(AP Photo/David Richard)

"Fazemos a mesma coisa com todas as posições," explicou Bill Belichick. "Todas as semanas procuramos trabalhar as questões técnicas, a mecanização, a regularidade, e fazemos a mesma coisa com todas as fazes do jogo; ataque, defesa, equipas especiais. Continuamos sempre a trabalhar para tentar melhorar, não assumimos nada como garantido."

Virando-se depois para questão específica de Gostkowski, concluiu dizendo que "é dos jogadores que mais trabalha e eu diria [que é] um dos mais respeitados jogadores na equipa devido à forma como trabalha e a dedicação à equipa. Tudo o que lhe pedimos para fazer, quer seja coisas do treino, ou kickoffs ou situações, [há que considerar] a quantidade de jogadores diferentes nas posições de holder e snapper com quem ele tem tido que trabalhar ao longo da sua carreira. Ele faz um ótimo trabalho com esses rapazes e trabalha apenas para tornar tudo melhor e mais consistente. Nós vamos continuar a fazer o que fazemos em todo o resto do nosso programa."

Fechado o capítulo Cleveland, segue-se Cincinnati, o adversário de domingo.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising