Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Best of Patriots.com Radio Wed Apr 24 - 04:00 PM | Thu Apr 25 - 07:25 PM

Defesa indica o caminho para a sexta final consecutiva na AFC

Num jogo em que a equipa conseguiu 34 pontos seria de prever que o ataque esteve a bom nível e tornou a ser o principal responsável por mais uma vitória. Mas, mas na realidade a defesa foi a unidade que mais contribuiu para a vitória que colocou o New England Patriots na sexta final consecutiva da AFC.

Para os peritos, a única hipótese que Houston tinha de poder surpreender neste jogo seria obrigar os Patriots a cometer vários erros e tirar proveito desses lances. E o certo é que os erros cometidos pelo ataque dos Patriots resultaram diretamente em 13 pontos, o número mais elevado permitido desde que os Ravens haviam conseguido 20 em 2009.

Por isso, a certa altura, com o resultado em 14-13 e o ataque a não conseguir encontrar o ritmo certo, o Gillette Stadium ficou um pouco nervoso. Mas, aí a defesa dos Patriots tomou conta do jogo e assegurou a vitória, com os três safeties a conseguirem uma interceção cada durante a segunda parte.

0ap3000000774357_video_player_cp.jpg

Tom Brady, que sofreu duas interceções, tantas como consentira nos 12 jogos que disputou durante a temporada regular, não escondeu a sua frustração quando se dirigiu aos jornalistas após o final da partida.

"Sim, foram muitas coisas, entre o que eles [Houston] estavam a fazer e o que nós estávamos a fazer que nos criaram problemas [no ataque]," disse Tom Brady. "Fomos todos muito inconsistentes [no ataque]. Não fizemos o suficiente em nenhuma área."

Devido à irregularidade do ataque, valeu aos Patriots a inspiração da defesa.

"Sim, eles [a defesa] fizeram uma grande exibição," reconheceu Tom Brady. "Quer dizer, eles têm feito um ótimo trabalho para nós durante toda a temporada. Penso que eles jogaram muito bem hoje. Penso que os turnovers obviamente foram uma parte muito importante nos pontos que o ataque marcou. Quando eles jogam assim, é difícil marcar pontos [contra nós]. Estão a perseguir o quarterback e a roubar bolas e a fazer boa cobertura. Fizeram um grande jogo."

À entrada na segunda parte, a vantagem dos Patriots era de apenas quatro pontos, 17-13, e quando o ataque não fez nada na primeira vez que teve a bola, receou-se que Houston pudesse adiantar-se no marcador. Mas, a defesa dos Patriots não deixou e registou excelente exibição nos últimos 30 minutos.

OS SAFETIES MOSTRAM O CAMINHO

"Não estávamos a jogar tão bem como queríamos e esse é o nosso trabalho na defesa, ajudar o ataque quando eles não estão a jogar tão bem como habitual, e quando nós não estamos a jogar tão bem, eles ajudam-nos a nós," disse Duron Harmon, um dos safeties dos Patriots a registar uma interceção na segunda parte. "Essa é a vantagem de ter uma equipa equilibrada, um bom ataque, boas equipas especiais e uma boa defesa."

"Nós sentímos que já passámos por isto anteriormente, não entrámos em pânico, obrigamos [Houston] a fazer muitos* field goals, sabemos que os *field goals não nos vão derrotar, penso que fizemos um bom trabalho a responder [aos turnovers]," acrescentou Logan Ryan, que também registou uma interceção.

New England Patriots defensive back Devin McCourty speaks to the media following an NFL divisional playoff football game against the Houston Texans, Saturday, Jan. 14, 2017, in Foxborough, Mass. (AP Photo/Charles Krupa)

"Quando fomos para o intervalo, olhamos uns para os outros como que a dizer, 'temos que jogar melhor'. Fazer o que devemos fazer e obrigá-los a merecer o que conquistarem," explicou Devin McCourty, um dos capitães da defesa. "E nós fizemos isso [na segunda parte], fizemos um trabalho melhor."

Parte do sucesso deste trio ficou-se a dever à preparação e ao estudo que fizeram sobre as tendências do ataque de Houston.

Inicialmente, na interceção de Devin McCourty, no início do terceiro período, a defesa dos Patriots pareceu algo confusa, pois um dos receivers de Houston estava solto de marcação no início da jogada. Mas, à última da hora, McCourty conseguiu intercetar o passe que seguia na direcção de DeAndre Hopkins.

"Não, não houve confusão, o E. Rowe [Eric Rowe] pensava que estávamos num tipo de marcação e eu corrigi," explicou McCourty. "Foi só questão de colocar todos na cobertura que queríamos fazer, foi só isso. Foi só eu mudar a cobertura, eu e o Duron [Harmon] e depois passar [a mensagem] a todos. Ele começou a pensar que era uma coisa e depois mudámos para essa defesa.

"Eu sabia que eu tinha que fazer a marcação apertada. Ele [DeAndre Hopkins] é um jogador chave para eles nessa situação, terceira ou segunda [descidas], penso que era uma terceira descida. Eu apenas tentei fazer marcação apertada nele e consegui fazer uma boa jogada."

Logan Ryan repetiu o feito do seu capitão.

"É um bom sentimento, é a minha primeira interceção nos play-offs," disse Ryan. "Foi importante. Eu sabia que quando o Devin [McCourty[ fez uma eu também ia conseguir, e o Duron [Harmon] costuma fechar o jogo, correu como planeávamos. Foi bom ter conseguido, [as interceções] são importantes nesta altura da temporada.

E o mais agradável nesta interceção, ocorrida logo no início do quarto período, com o resultado em 24-16, foi que surgiu numa jogada que a defesa dos Patriots conseguiu decifrar.

eab1dd0a8759444299b801415887c67d.jpg

"É melhor perguntarem ao Devin [McCourty], o Devin é que adivinhou a jogada, disse-me 'se ele [DeAndre Hopkins] tentar fletir para o interior, antecipa-te a ele'. Tive sorte de me antecipar ao Hopkins, o passe saiu um pouco por alto e por detrás dele, o Devin estava mesmo ali, desviou a bola e eu consegui segurá-la," respondeu Logan Ryan quando os jornalistas lhe pediram para descrever o lance. "Nós falámos daquela jogada antes dela se realizar, o que é algo doido. Mas é algo que surge devido ao estudo do filme [dos jogos] e à preparação. Conseguimos falar sobre as jogadas e eles tentaram exatamente aquilo que nós pensávamos e conseguimos tirar proveito."

E quando lhe perguntaram por que motivo haviam chegado aquela conclusão, Ryan explicou que "foi um ajustamento, algo que vimos e que queríamos mudar. Mudámos a nossa colocação, eu fiquei atrás do [DeAndre] Hopkins, o Devin [McCourty] fez-lhe frente e ele [o quarterback Brock Osweiller] tentou forçar o passe e nós fizemos que isso lhe custasse caro."

Finalmente, foi Duron Harmon a conseguir uma interceção, culminando assim uma noite de sonho para os* safeties*.

"Foi extra especial. Já o tínhamos feito uma vez, três interceções contra Carolina, mas foi num jogo de pré-temporada, é muito diferente ser num jogo dos play-offs," indicou Harmon. "Ver todo o trabalho que temos feito a dar resultado é muito especial, especialmente com os outros dois."

INTERCEÇÕES MUDARAM O JOGO

E na realidade as interceções acabaram por mudar o cariz da partida pois "mudam a forma como o jogo está a decorrer, ele estão a avançar um pouco e aí o Devin [McCourty] faz uma grande jogada para devolver a bola ao nosso ataque e parar o avanço deles. E com o Logs [Logan Ryan] foi a mesma coisa, eles estavam a avançar com a bola e ele fez uma grande jogada. E houve excelente comunicação naquela jogada, eles alertaram-nos para aquela jogada e isso torna tudo ainda melhor. O Devin alertou o Logan para o corte para o interior e o Logan foi para o sítio certo e correu bem."

"Os turnovers, foi o que nos tirou [a vitória]," confirmou DeAndre Hopkins, o wide receiver *dos Texans que era o alvo dos passes intercetados. "Não podemos cometer turnovers*. Muto simplesmente não podemos cometer esses erros. Não foi apenas uma jogada. Foram várias jogadas. É difícil. Eles [os Patriots] jogaram bem.

"Eles são bons e fizeram um excelente trabalho [na defesa]. Não podemos pôr a nossa defesa em posições como assim. Eles [os Patriots] bateram-nos, isso é tudo o que precisa ser dito."

"Ganhámos, seguimos em frente, isso é a única coisa que importante neste momento," concluiu Duron Harmon. "Depois, vamos analisar o filme [do jogo] e tomar nota do que correu bem, correu mal, e assim assim, mas ao fim do dia vamos fazer mais um jogo e os play-offs são isso mesmo, encontrar maneira para ganhar o jogo e seguir em frente."

O jogo frente a Houston serviu também para aumentar a confiança da equipa, pois a defesa continua a provocar turnovers e enquanto assim for, as vitórias continuarão a surgir.

"Trata-se de sermos consistentes, sabemos que temos bons jogadores na defesa, jogadores inteligentes, e sabemos que basta ir para o campo e fazer o que nos treinam para fazermos. Se conseguirmos fazer isso, vai ser muito difícil para os ataques [adversários]," explicou Durou Harmon.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising