Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Patriots Unfiltered Tue Dec 16 - 02:00 PM | Wed Dec 17 - 09:55 AM

🎙UPCOMING BROADCASTS - WEDNESDAY: 10 AM, PATRIOTS CATCH-22; 12 PM, PATRIOTS UNFILTERED; 1:10 PM, HC MIKE VRABEL PRESSER; 4 PM, QB DRAKE MAYE PRESSER

Duo Rob Gronkowski-Martellus Bennett começa a fazer os estragos esperados

Foi preciso esperar pela quinta jornada, mas finalmente na vitória sobre o Cleveland Browns os fãs do New England Patriots começaram a ver aquilo que tinha sido previsto desde a chegada de Martellus Bennett: um duo de tight ends que poderá vir a ser quase imparável.

Quando, a 16 de Março, o técnico Bill Belichick decidiu adquirir Martellus Bennett ao Chicago Bears, por troca de uma escolha de quarta ronda no draft de 2016, a primeira reação dos fãs foi: quem vai conseguir parar os nossos dois tight ends? Rob Gronkowski é o melhor, juntamente com Bennett vão ser imparåveis. 

c24811d08ac54d68ba03fbfaf8af1013.jpg

Mas, a prĂ©-temporada nĂŁo correu nada bem. A lesĂŁo que afastou Rob Gronkowski durante largas semanas e a suspensĂŁo de Tom Brady retardaram o entrosamento deste trio. Mas, domingo em Cleveland, o esperado começou a tornar-se realidade. Conjuntamente receberam 11 dos 28 passes completados por Brady, totalizando entre si 176 jardas e trĂȘs* touchdowns*, todos por Bennett.

Além dos resultados mesuråveis, hå também que considerar a forma como a presença dos dois tight ends em campo afeta, de forma positiva, todos os outros jogadores do ataque. No caso de Brady, por duas vezes conseguiu a primeira descida através de scrambles pois o duo tinham ocupado quatro defesas adversårios.

E, claro, ajudam-se um ao outro. Por exemplo num dos touchdowns de Bennett, Gronkowski arrastou dois defesas consigo até ao end zone, deixando Bennett completamente solto de marcação para um dos *touchdowns *mais fåceis da carreira de Tom Brady.

Por isso, hĂĄ muito quem considere que neste momento os Patriots tĂȘm os dois melhores tight ends na NFL. 

A exibição frente a Cleveland entusiasmou todos, incluindo o proprietårio Robert Kraft que, durante uma visita ao Liceu de Revere, conversou sobre o assunto com um dos jornalistas do Boston Herald.

"Nunca me lembro de ver dois tights ends assim na mesma equipa," disse Robert Kraft. "Penso que eu se fosse o coordenador ofensivo adversĂĄrio teria as mĂŁos cheias. Mas Ă© divertido para os nossos fĂŁs."

Sobre Gronkowski nĂŁo hĂĄ surpresa, ele jĂĄ era considerado o melhor por isso a Ășnica questĂŁo prendia-se com a saĂșde. Tem vindo gradualmente a aumentar o nĂșmero de jogadas, ou snaps, em que participa. Começou com 14 frente a Houston, onde foi basicamente uma espĂ©cie de isca, subiu para 39 contra Buffalo e chegou ĂĄs 60 em Cleveland. 

"Senti-me muito melhor esta semana," disse Gronkowski depois do jogo de domingo. "Ao longo das semanas, tem havido uma melhoria todos os dias, todas as semanas. Agora, vou voltar Ă  minha [forma] antiga, por isso sinto-me bem. Eu adoro jogar football, agora que estou recuperado."

Em relação a Bennett pode-se até dizer que tem excedido as expetativas. Tem-se mostrado devastador nos bloqueios, pois no primeiro jogo, em Arizona, foi essa a sua missão principal e não se mostrou nada aborrecido com isso, mas como recebedor tem sido quase imparåvel, de tal forma que presentemente lidera os Patriots, com 21 receçÔes, totalizando 314 jardas e 4 touchdowns.

Josh McDaniels explica as vantagens de ter dois jogadores assim

Quando lhe perguntaram como é que este duo aumentava o leque de opçÔes na criação de planos de jogo ofensivos, o coordenador Josh McDaniels mostrou-se bastante entusiasmado.

New England Patriots tight end Martellus Bennett celebrates a touchdown catch against the Cleveland Browns in the first half of an NFL football game Sunday, Oct. 9, 2016, in Cleveland. (AP Photo/Ron Schwane)

"Tentamos sempre utilizar os nossos jogadores e colocå-los em posição de fazer as coisas que eles fazem bem," começou por explicar McDaniels. "Certamente, o Rob [Gronkowski] e o Marty [Martellus Bennett] são capazes de fazer muitas coisas diferentes. Eles bloqueiam no jogo terrestre, fazem proteção no jogo aéreo, recebem passes e depois avançam com a bola após receberem o passe."

"O nosso objetivo todas as semanas Ă© permitir que os nossos jogadores vĂŁo para o campo e façam as coisas que tĂȘm confiança em fazer na esperança de que façam isso tantas vezes quanto possĂ­vel durante todo o jogo. Eles certamente que nos dĂŁo alguma flexibilidade e esperemos que possamos aumentar sobre isso com o decorrer da temporada."

E quando lhe perguntaram por que motivo os Patriots parecem ter uma certa fascinação com a utilização de duos de tight ends, algo que jå tinha dado excelente resultado quando Aaron Hernandez jogava no lado contrårio de Gronkowski, McDaniels confirmou que estå tudo relacionado com o tipo de pressÔes adicionais que são colocadas sobre as defesas.

Assim quando hĂĄ alguma posição na qual os jogadores conseguem desempenhar funçÔes mĂșltiplas, "por vezes as defesas sĂŁo obrigadas a tomar certas decisĂ”es sobre a forma como defender contra esses jogadores. Algumas equipas optam por considerĂĄ-los e defendĂȘ-los mais como se fossem recebedores. Algumas equipas estĂŁo preocupados com o jogo terrestre e o impacto que eles podem ter no jogo terrestre. HĂĄ algumas equipas que tentam fazer uma mistura dos dois aspetos."

Como nunca se sabe que tipo de defesa se vai defrontar, Ă© vantajoso ter jogadores flexĂ­veis porque dessa forma "as defesas tĂȘm que tomar decisĂ”es sobre a forma como querem defendĂȘ-los. Os nossos jogadores tĂȘm que estar preparados para as duas [possibilidades]. Este ano jĂĄ vimos as duas abordagens, nĂłs vamos ter que nos preparar para cada uma durante a semana porque nĂŁo estamos 100% certos da forma como cada equipa vai tentar nos atacar. Eu preparo o plano de jogo para nĂłs e os nossos jogadores fazem um bom trabalho a estudar e a prepararam-se para qualquer uma, dependendo da forma como jogam contra nĂłs em qualquer domingo."

Gronkowski e Bennett jå estão em sintonia    

Para Rob Gronkowski, a presença de Martellus Bennett decerto vai proporcionar mais oportunidades. Frente a Cleveland foi coberto por dois adversårios em sensivelmente metade das rotas, mas como isso resultou em oportunidades para Bennett é possível que futuramente as defesas adversårias sejam obrigadas a alterar a sua cobertura.

"Foi Ăłtimo, Ă© por isso que este Ă© um jogo coletivo," disse Gronkowski. "Os dois defensores vieram para mim e marcaram o Marty [Martellus Bennett] homem-a-homem na red zone. Isso dĂĄ aos outros oportunidades para capitalizar. É por isso que um Ăłtimo desporto para jogar, porque Ă© um desporto tĂŁo coletivo."

Sobre o seu relacionamento com Bennett, Gronkowski considerou que o colega "Ă© um tipo Ăłtimo com que quem se pode trabalhar. Temos estado Ă  espera de podermos jogar juntos e estarmos os dois saudĂĄveis ao mesmo tempo."

Bennett recebeu cobertura dupla em oito ocasiÔes e tirou proveito disso devido à comunicação com Tom Brady.

"A comunicação Ă© enormemente importante," explicou Bennett. "É saber o que ele espera, o que ele quer e tentar fazer isso corretamente. Realmente trata-se disso. HĂĄ muitas coisas que o Tom [Brady] me comunicou anteriormente durante o verĂŁo, nos treinos, e uma delas resultou no segundo touchdown".

E, claro, Bennett adora jogar com Rob Gronkowski porque "Ă© muito dinĂąmico quando estamos os dois em campo."

HĂĄ mais receivers talentosos

Voltando à situação apresentada por Josh McDaniels, quando as defesas adversårias entenderem que para ganhar aos Patriots terão que tentar anular este duo, o ataque tem muitas outras opçÔes de grande qualidade. 

"Penso que temos um grupo muito trabalhador de recebedores. Seria difícil para mim escolher um," disse Bill Belichick. "Eu diria que ninguém se esforça mais do que o Chris [Hogan]. Mais ninguém trabalha mais arduamente do que o [Matthew] Slater. Ninguém trabalha mais arduamente do que o [Julian] Edelman. Ninguém trabalha mais arduamente do que o [Danny] Amendola. Todos trabalham muito arduamente."

O problema para os adversårios é que para além dos habituais destaques, como Julian Edelman e Danny Amendola, hå agora que acrescentar Chris Hogan. Fez um grande jogo contra Cleveland, superando as 100 jardas em receçÔes [114], mas tudo indica que o seu rendimento vai continuar a subir.

"A situação do Chris, embora ele tenha alguma experiĂȘncia na NFL, acho que algumas das coisas que lhe pedimos para ele fazer no jogo aĂ©reo foram novidade para ele, talvez sejam um pouco diferentes na nossa estrutura ofensiva," explicou Belichick. "Ele trabalhou muito arduamente nesses aspetos - a comunicação, os ajustes nas rotas, a tĂ©cnica - e tem jogado em posiçÔes diferentes porque isso tambĂ©m faz parte do nosso ataque. Como sabem, os jogadores trocam um pouco de posição. EntĂŁo definitivamente hĂĄ uma curva de aprendizagem, mas ele tem feito um bom trabalho com isso."

Frente a Cleveland tivemos apenas a primeira demonstração do potencial do ataque dos Patriots. A segunda pågina vai ser virada este domingo, contra Cincinnati.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising
Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising