Official website of the New England Patriots

replay
Patriots Replay Tue May 26 | 02:00 PM - 11:59 PM

Eduarda e João vieram de Portugal só para ver o jogo com os Rams

Prova viva de que o football americano continua a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, Eduarda Ramião e João Bermudes estiveram no domingo no Gillette Stadium para assistirem a mais uma vitória da sua equipa, desta feita sobre o Los Angeles Rams.

"Viemos especificamente para ver o jogo," revelou João Bermudes. "Já marcámos esta viagem há um ano e estava na agenda que tinha que se ver um jogo dos Patriots. Eu queria muito e queria também muito, antes que o Tom Brady se reformasse, poder vir ver um jogo a Foxboro com o Tom Bradya quarterback."

A questão principal é saber de onde vem este gosto pelo football. Para o João tudo começou quando veio visitar uns parentes em Newark, no estado de New Jersey.

"Quando os cá vim visitar, comecei a ver jogos de football," acrescentou o João. "Depois comprei o Madden e no Madden 2005 o primeiro jogo de exibição eram os Patriots e desde aí foi um gosto, ficou escolhida a equipa para sempre."

Vieram equipados a rigor, ela com a camisola de Tom Brady, ele com a de Rob Gronkowski.

"Originalmente o meu jogador favorito era o [Vince] Wilfork, que neste momento não está na equipa, mas quando foi para comprar a camisola escolhi o Tom Brady, mas também gosto muito do [Julian] Edelman," confessou a Eduarda, natural de Barcelos.

Conforme vieram a constatar, assistir a um jogo no Gillette Stadium é muito diferente do que passa na televisão, há muitos pormenores que não são vistos nos pequenos écrans.

"O tailgating tem uma proporção muito maior do que eu estava à espera, não estava à espera," indicou o João, que veio de Esposende. "Quando nós chegámos, quando saímos do comboio já se sentia o cheiro a comida e via-se muita gente no estádio, que não veio só para ver o jogo, é passar o dia em família, e é um pretexto só para passar esse tempo juntos."

"Ver o jogo no estádio torna-se um espetáculo, é diferente de ver na televisão, é muito melhor ao vivo porque dá para estar com a equipa e viver esses momentos de pausa," acrescentou a Eduarda.  

"O jogo foi dentro do normal do que seria de esperar contra os Rams, mas o ambiente dentro do estádio é que é completamente diferente. Na televisão não se consegue ouvir quando o *public announcer *diz "for another Patriots first down". São esses pequenos momentos que nós na televisão, porque passam os anúncios e a publicidade, perdemos esses momentos que se vive no estádio," salientou o João.

A melhor recordação que levam consigo do jogo em si foi o primeiro touchdown, por LeGarrette Blount.

"Sim, foi o* touchdown do LaGarrette Blount no *fourth down, não estava a contar, por acaso até estava a filmar e consegui filmar o primeiro touchdown e foi esse momento, o primeiro touchdown, no Gillete Stadium, acho que vai ficar para sempre," revelou o João.

"Para além do primeiro touchdown e de ver um touchdown ao vivo, o que mais gostei mesmo foi do espírito dos fãs e de viver o momento," acrescentou a Eduarda. "E o que senti muito foi isso, que o jogo é um pretexto para estarmos todos com a equipa e aproveitar a máximo."

OS PATRIOTS SÃO DAS EQUIPAS MAIS POPULARES EM PORTUGAL

Mas, a Eduarda e o João não são um caso isolado. Como eles, há cada vez mais adeptos do football americano em Portugal.

"Começa a haver muitos adeptos e também já existem equipas portuguesas de football americano, que está cada vez com mais equipas," revelou a Eduarda. "Há cada vez mais adeptos a nível de praticar o football americano, e também de ver o football americano, acho que os Patriots é uma das equipas que tem mais adeptos."

"Eu jogo na liga Portuguesa de football americano, é em Braga, nos Warriors, sou defensive end, já tem 10 equipas," revelou o João. "Esta semana vou faltar a um jogo, mas é uma desculpa que toda a gente achou aceitável, e já é a oitava edição da liga Portuguesa, cada vez mais equipas, temos equipas de todo o país. Agora já existe transmissão dos jogos, com comentários em Português, e isso ajudou muito a promover o desporto. Agora às quintas, domingos e segundas há sempre pelo menos um jogo. Isso ajuda muito e cada vez há mais fãs do desporto em Portugal."

Se já gostavam dos Patriots, depois deste jogo essa admiração subiu muitos mais degraus.

"Adorámos visitar o Hall of Fame, é espectacular, mas, também adorámos poder ver o Tom Brady bater o record," disse a Eduarda. "A primeira coisa que disse ao João mal acabou o jogo foi 'para a semana vimos outra vez?"

Para semana não parece, mas para o ano é muito possível que regressem e o Tom Brady cá estará para tornar a deslumbrar.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.

Latest News

Advertising