Prova viva de que o football americano continua a conquistar cada vez mais adeptos em Portugal, Eduarda RamiĂŁo e JoĂŁo Bermudes estiveram no domingo no Gillette Stadium para assistirem a mais uma vitĂłria da sua equipa, desta feita sobre o Los Angeles Rams.
"Viemos especificamente para ver o jogo," revelou João Bermudes. "Jå marcåmos esta viagem hå um ano e estava na agenda que tinha que se ver um jogo dos Patriots. Eu queria muito e queria também muito, antes que o Tom Brady se reformasse, poder vir ver um jogo a Foxboro com o Tom Bradya quarterback."
A questão principal é saber de onde vem este gosto pelo football. Para o João tudo começou quando veio visitar uns parentes em Newark, no estado de New Jersey.
"Quando os cå vim visitar, comecei a ver jogos de football," acrescentou o João. "Depois comprei o Madden e no Madden 2005 o primeiro jogo de exibição eram os Patriots e desde aà foi um gosto, ficou escolhida a equipa para sempre."
Vieram equipados a rigor, ela com a camisola de Tom Brady, ele com a de Rob Gronkowski.
"Originalmente o meu jogador favorito era o [Vince] Wilfork, que neste momento não estå na equipa, mas quando foi para comprar a camisola escolhi o Tom Brady, mas também gosto muito do [Julian] Edelman," confessou a Eduarda, natural de Barcelos.
Conforme vieram a constatar, assistir a um jogo no Gillette Stadium é muito diferente do que passa na televisão, hå muitos pormenores que não são vistos nos pequenos écrans.
"O tailgating tem uma proporção muito maior do que eu estava Ă espera, nĂŁo estava Ă espera," indicou o JoĂŁo, que veio de Esposende. "Quando nĂłs chegĂĄmos, quando saĂmos do comboio jĂĄ se sentia o cheiro a comida e via-se muita gente no estĂĄdio, que nĂŁo veio sĂł para ver o jogo, Ă© passar o dia em famĂlia, e Ă© um pretexto sĂł para passar esse tempo juntos."
"Ver o jogo no estĂĄdio torna-se um espetĂĄculo, Ă© diferente de ver na televisĂŁo, Ă© muito melhor ao vivo porque dĂĄ para estar com a equipa e viver esses momentos de pausa," acrescentou a Eduarda. Â
"O jogo foi dentro do normal do que seria de esperar contra os Rams, mas o ambiente dentro do estĂĄdio Ă© que Ă© completamente diferente. Na televisĂŁo nĂŁo se consegue ouvir quando o *public announcer *diz "for another Patriots first down". SĂŁo esses pequenos momentos que nĂłs na televisĂŁo, porque passam os anĂșncios e a publicidade, perdemos esses momentos que se vive no estĂĄdio," salientou o JoĂŁo.
A melhor recordação que levam consigo do jogo em si foi o primeiro touchdown, por LeGarrette Blount.
"Sim, foi o* touchdown do LaGarrette Blount no *fourth down, não estava a contar, por acaso até estava a filmar e consegui filmar o primeiro touchdown e foi esse momento, o primeiro touchdown, no Gillete Stadium, acho que vai ficar para sempre," revelou o João.
"Para alĂ©m do primeiro touchdown e de ver um touchdown ao vivo, o que mais gostei mesmo foi do espĂrito dos fĂŁs e de viver o momento," acrescentou a Eduarda. "E o que senti muito foi isso, que o jogo Ă© um pretexto para estarmos todos com a equipa e aproveitar a mĂĄximo."
OS PATRIOTS SĂO DAS EQUIPAS MAIS POPULARES EM PORTUGAL
Mas, a Eduarda e o JoĂŁo nĂŁo sĂŁo um caso isolado. Como eles, hĂĄ cada vez mais adeptos do football americano em Portugal.
"Começa a haver muitos adeptos e tambĂ©m jĂĄ existem equipas portuguesas de football americano, que estĂĄ cada vez com mais equipas," revelou a Eduarda. "HĂĄ cada vez mais adeptos a nĂvel de praticar o football americano, e tambĂ©m de ver o football americano, acho que os Patriots Ă© uma das equipas que tem mais adeptos."
"Eu jogo na liga Portuguesa de football americano, Ă© em Braga, nos Warriors, sou defensive end, jĂĄ tem 10 equipas," revelou o JoĂŁo. "Esta semana vou faltar a um jogo, mas Ă© uma desculpa que toda a gente achou aceitĂĄvel, e jĂĄ Ă© a oitava edição da liga Portuguesa, cada vez mais equipas, temos equipas de todo o paĂs. Agora jĂĄ existe transmissĂŁo dos jogos, com comentĂĄrios em PortuguĂȘs, e isso ajudou muito a promover o desporto. Agora Ă s quintas, domingos e segundas hĂĄ sempre pelo menos um jogo. Isso ajuda muito e cada vez hĂĄ mais fĂŁs do desporto em Portugal."
Se jå gostavam dos Patriots, depois deste jogo essa admiração subiu muitos mais degraus.
"Adoråmos visitar o Hall of Fame, é espectacular, mas, também adoråmos poder ver o Tom Brady bater o record," disse a Eduarda. "A primeira coisa que disse ao João mal acabou o jogo foi 'para a semana vimos outra vez?"
Para semana nĂŁo parece, mas para o ano Ă© muito possĂvel que regressem e o Tom Brady cĂĄ estarĂĄ para tornar a deslumbrar.





























