No dia em que Danny Amendola foi confirmado como a Ćŗnica ausĆŖncia garantida para o jogo de segunda-feira Ć noite em Foxboro, Griff Whalen teve o seu primeiro contacto com os jornalistas que normalmente acompanham o New England Patriots.
Whalen é considerado uma espécie de seguro contra a possibilidade de Amendola não recuperar a tempo de jogar nos play-offs. ComoDanny Amendola, que sofreu uma entorse no tornozelo, continua no roster, calcula-se que possa recuperar a tempo de jogar nos play-offs.

AtƩ lƔ a equipa precisa de alguƩm que tente desempenhar o papel de Danny Amendola no ataque dos Patriots. Mas, como o ataque dos Patriots tem um sistema de jogo que Ʃ considerado bastante complicado, duvida-se que Whalen tenha um papel muito participativo.
Normalmente, um jogador nestas circunstĆ¢ncias passa despercebido, mas como o sĆ”bado foi um dia anormal, pois os treinadores e quase todos os jogadores estiveram indisponĆveis para falar com a comunicação social, Griff Whalen acabou por ser o centro das atenƧƵes.
Na véspera, Bill Belichick não deu nenhuma indicação sofre a forma como tenciona utilizar Whalen.
"Não vimos muito sobre ele. Vamos ver como correm as coisas. Vamos ver como ele se enquadra no nosso sistema de receiver. Eu não sei. Vamos ver," disse Belichick.
Seja qual for o papel que lhe reservarem, Whalen mostrou-se bastante entusiasmado por ter assinado pelos Patriots, por vir para "uma boa equipa contra quem joguei algumas vezes. Entusiasmado por ter mais uma oportunidade e espero ajudar a equipa de qualquer maneira que posso."
Depois de concluir a carreira universitƔria na Universidade de Stanford, Whalen estreou-se na NFL em 2012, quando assinou pelo Indianapolis Colts. Manteve-se na equipa atƩ Janeiro de 2016, altura em que foi dispensado. Dois meses depois assinou pelo Miami Miami Dolphins, mas a 4 de Setembro tornou a ser dispensado. Duas semanas mais tarde assinou pelo San Diego Chargers, onde se manteve atƩ ser dispensado uma vez mais.
Devido a esta instabilidade, foi-lhe perguntado como Ć© que se mantinha em forma.
"à o meu trabalho, faço as mesmas coisas todos os dias, faço o que preciso fazer, comer as comidas certas, treinar e fazer o que preciso de fazer," foi a resposta de Whalen.
Nestas quatro temporadas, atuou em 41 jogos, com 47 receƧƵes, totalizando 509 jardas e 3 touchdowns. O seu melhor ano foi 2015, em Indianapolis, quando participou em 14 jogos, com 19 receƧƵes, 205 jardas, 1 touchdown.
Além disso tem alguma experiência a retornar punts e kickoffs, um total de 71.
"Sinto-me muito confortƔvel [a retornar punts], faƧo isso desde que era crianƧa," respondeu Griff Whalen.
O problema é que o treinador não tem a certeza se serÔ esse o papel reservado para Whalen.
"NĆ£o," respondeu Bill Belichick quando lhe perguntaram se a experiĆŖncia como returner *tinha sido fator importante na contratação de Whalen. "Eu diria que hĆ” por aĆ alguns *returners [disponĆveis], Ele nĆ£o tem tido muita produtividade como returner, mas fez alguns returns. Uma vez mais, vamos ver."
Para além de Danny Amendola, os dois principais returners dos Patriots têm sido o rookie cornerback Cyrus Jones e o veterano wide receiver Julian Edelman. Mas, Jones tem tido problemas em segurar a bola, pois jÔ teve quatro fumbles, e os Patriots gostariam de reduzir os riscos de lesão para Edelman, jÔ que foi precisamente a retornar um punt que Amendola se lesionou.
Como Griff Whelan não tem muita experiência, os jornalistas haviam perguntado a Bill Belichick por que motivo não optara por Devin LucienouDeAndrew White, dois receivers que estão na practice-squad dos Patriots.
BILL BELICHICK EXPLICA A DECISĆO
Belichick comeƧou por explicar que Ć© principalmente uma questĆ£o de experiĆŖncia, pois a equipa tĆ©cnica debate-se "com o contraste de estar num sistema e subir um pouco ou ter estado nesse nĆvel, mas nĆ£o ter tanto tempo no sistema. Ć uma conversa que tivemos obviamente."
"Por vezes, eu nĆ£o sei --Ć s vezes sinto que tenho a certeza que estou a tomar a decisĆ£o certa. Outras vezes tu ficas a esperar para ver. Ć o que tu sentes ser o melhor naquela altura, mas ao fim do dia serĆ” que nĆ£o hĆ” um melhor caminho a seguir? Eu nĆ£o sei," acrescentou Bill Belichick. "AtĆ© contratarmos um jogador que nunca vimos antes torna-se difĆcil de avaliar. Pelo menos com os jogadores que tu tens, tens uma ideia sobre o nĆvel a que estĆ£o. Tens que esperar e ver como eles executam as jogadas no nĆvel superior, mas os jogadores que nĆ£o estĆ£o no teu roster tu tens que esperar para ver como as coisas correm."
A concluir, Bill Belichick acrescentou que "jĆ” estivemos nesta situação anteriormente por esta altura do ano. O Austin Collie hĆ” uns dois anos, jogadores do gĆ©nero. Tens que esperar para ver como funciona. Por isso com o Griff [Whalen] vamos ver como as coisas correm. Nós ainda nĆ£o o tĆnhamos visto anteriormente, ele nĆ£o esteve no nosso estĆ”gio, nĆ£o esteve no nosso sistema, entĆ£o vamos ver."
LISTA DE LESIONADOS
Depois do treino de sÔbado, os Patriots revelaram que o único jogador que não participou foi Danny Amendola, tendo igualmente sido revelado que estÔ afastado do jogo de segunda-feira.

Cinco jogadores tiveram participação limitada no treino devido a uma variedade de lesƵes. A lista inclui o tight end Martellus Bennett (tornozelo/ombro), o safety Jordan Richards (joelho), o linebacker Elandon Roberts (tendĆ£o do jarrete), o cornerback Eric Rowe (tendĆ£o do jarrete) e o wide receiver Matthew Slater (pĆ©). Em relação Ć sua possĆvel participação no jogo contra os Ravens, foi indicado que Ć© considerada duvidosa. A decisĆ£o final por norma Ć© tomada duas horas antes do inĆcio do jogo.
Entretanto, ao fim da tarde foi revelado que o New England Patriots contratou o defensive lineman Darius Kilgo para integrar o practice squad. O jogador havia sido dispensado na quinta-feira, precisamente para criar vaga para Griff Whalen.
Kilgo, de 24 anos, fora dispensado pelo Denver Broncos a 25 de Novembro, tendo assinado o primeiro contracto com os Patriots a 28 do mesmo mês. Até ao momento, Darius Kilgo, uma escolha de sexta ronda no draft de 2015, participou em 18 jogos na sua carreira, normalmente como reserva.