Neve, frio, vento, depois chuva gelada, nada disso importava naquela que foi aparentemente a celebração mais frequentada desde que os Patriots conquistaram o seu primeiro tĆtulo em 2002.
As expressões nas caras desta multidão anónima que se deslocou a Boston movida pelo mesmo sentimento, o amor pelos Patriots, ajudaram a compreender por que motivo os jogadores tão frequentemente falam sobre o apoio dos seus fãs e a força de vontade que sentem em poder conquistar mais uma taça para trazer para casa.
As ruas anexas à sede do governo municipal começaram a encher-se bem cedo e quando os barcos e camiões iniciaram a sua viagem em direção ao City Hall os espaços vazios jÔ haviam desaparecido. Por conseguinte, embora esta tivesse sido a quinta festa do género, todos os que assistiram às celebrações anteriores foram unânimes em reconhecer que esta foi a mais ruidosa e a que mais pessoas atraiu.

Por sua vez, os jogadores nos camiƵes, nos barcos rolantes, com as suas famĆlias, absorveram tudo isso naquela que foi verdadeiramente a festa da famĆlia Patriots. Tom Brady tinha um dos filhos, o Ben, consigo e praticamente todos levaram as esposas e os filhos porque esta vitória foi a mais saborosa de todas.
A adoração por Tom Brady ficou bem evidente pois, para alĆ©m dos aplausos que eclodiram sempre que os fĆ£s avistavam o seu Ćdolo, foi possĆvel tambĆ©m encontrar vĆ”rios sinais, placards, a dizer "estamos a rezar pela tua mĆ£e," uma alusĆ£o Ć situação clĆnica da mĆ£e de Tom Brady. Ā
Mas este era o dia para celebrar e o *quarterback *dos Patriots mostrou-se sempre muito sorridente, pois todas as pressões que haviam sido colocadas sobre os seus ombros desapareceram depois da sensacional recuperação no domingo à noite em Houston.
Depois de Brady, Julian Edelman foi o mais aplaudido. Sempre em pĆ©, a dialogar com os fĆ£s, a pedir a contagem ā'um, dois, trĆŖs, quatro, cinco', uma alusĆ£o ao nĆŗmero de tĆtulos conquistados pelos Patriots, a certa altura levou a mĆ£o ao coração, para agradecer o apoio.
OS DISCURSOS
Contrariamente ao que tem sucedido em algumas das celebrações anteriores, desta feita vÔrios jogadores e outros elementos da estrutura dos Patriots puderam dirigir algumas palavras aos seus fãs.
O Presidente da Camara, Martin J. Walsh, iniciou as festividades ao dizer: "número 5! A história chegou aqui, a Boston."
O Governador de Massachusetts, Charlie Baker, falou a seguir.
"Muito simples," disse Baker. "Em homenagem ao quinto tĆtulo destes New England Patriots proclamamos o dia de hoje, dia 7 de fevereiro, dia do New England Patriots no estado de Massachusetts!"
Robert Kraft, proprietÔrio dos Patriots, foi o primeiro dos Patriots a dirigir-se à multidão.
"Este Ć© o [tĆtulo] nĆŗmero cinco," disse Kraft. "Nas Ćŗltimas semanas muito se tem falado sobre 'GOATS'"
[Nota de redação: o termo GOAT é uma espécie de pseudónimo que significa 'Melhor de Todos os Tempos', utilizando as iniciais das quatro palavras, Greatest Of All Time.]

Os aplausos interromperam-lhe o discurso, mas Kraft continuou, dizendo que "todos vocĆŖs sabem que temos o GOAT quando se refere a jogadores, o Tom Brady, temos o GOAT quando se fala de treinadores, no Bill Belichick, e quero que vocĆŖs saibam que a minha famĆlia e a nossa organização pensam que temos o GOAT de fĆ£s no planeta!"
Os aplausos foram tão ruidosos que Robert Kraft teve que interromper o seu breve discurso.
"O que Ć© que vocĆŖs pensam sobre podermos ter mais uma parada?," perguntou Robert Kraft.
Mais aplausos, nova interrupção.
Bill Belichickfoi o orador que se seguiu.
"Muito obrigado, muito obrigado por cÔ terem vindo hoje, isto foi tremendo," começou por dizer Bill Belichick. "Permitam que vos diga uma coisa, estes jogadores trabalharam mais do que qualquer outra equipa que eu tenha treinado. Eles vieram trabalhar todos os dias, e não houve dias de folga."
Os aplausos interromperam o treinador dos Patriots, que de seguida levantou a taça e repetiu 'não hÔ dias de folga!' oito vezes antes de passar a palavra a Jonathan Kraft.
"Que sorte temos nós por termos este homem [Bill Belichick]?," perguntou Jonathan Kraft. "Quando ele diz que não hÔ dias de folga, ele estÔ lÔ [em Foxboro] 24 [horas por dia], 7 [dias por semana], 365 [dias por ano]. Desde 2000 temos sido afortunados porque ganhÔmos cinco Super Bowls. Pensem nisso. Cinco. E o quarterback de cada uma dessas equipas foi Tom Brady!"
As ruas tremeram com o ruĆdo dos aplausos.

"Mais uma," comeƧou por dizer Tom Brady.
"Eu tinha-vos dito que Ćamos trazer isto [a taƧa] para casa e nós trouxemo-la para casa!" disse Brady, ao mesmo tempo que levantava a taƧa para todos verem. "Muito obrigado a vocĆŖs. Nós fazemos isto para vocĆŖs. Fazemos para nós."
Os cânticos de 'MVP [Jogador Mais Valioso]' interromperam momentaneamente Tom Brady, que depois gritou 'Let's go! Let's go!"
"Foi um esforƧo coletivo e estĆ£o quase todos aqui, e nós vamos desfrutar deste [titulo]," continuou Brady. "NĆ£o Ć© fĆ”cil conquistar estas [taƧas]. Esta equipa deu tudo o que tinha para dar. Mas, aquele jogo foi difĆcl. O jogo foi muito difĆcil. Mas, vocĆŖs sabem que nós vamos recordar este [Super Bowl] durante o resto das nossas vidas. E nós sabemos que vocĆŖs tambĆ©m vĆ£o. Por isso, muito obrigado pelo vosso apoio. Nós protegemos vocĆŖs e vocĆŖs protegem-nos a nós. Nós sabemos que vocĆŖs nos protegem e este Ć© o nĆŗmero cinco. Ć mesmo, Ć© o nĆŗmero cinco."
Pouco depois começou o cântico 'nós queremos seis, nós queremos seis', antes de Rob Gronkowski pegar no microfone para perguntar: "Boston, como é que estÔs?"
"Querem saber uma coisa? Quando ganharmos o sexto [tĆtulo] este rapaz que aqui estĆ” vai fazer parte do sexto. Esta equipa trabalha tanto para poder estar aqui. Eu adoro estes rapazes. Eu sei que nĆ£o joguei [no Super Bowl], mas eu adoro pertencer a esta equipa, isto Ć© tĆ£o incrĆvel e vocĆŖs sĆ£o os melhores fĆ£s de todos os tempos!"

"NĆ£o consigo encontrar palavras, nós temos os melhores fĆ£s do paĆs," acrescentou James White, que foi sensacional no Super Bowl ao estabelecer um novo recorde com 14 receƧƵes. NĆ£o o podia ter feito sem os meus colegas de equipa. Aprecio o Tom Brady, Bill Belichick, colegas como Devin Mc Courty, Gronk, Tom. NĆ£o o poderia ter feito sem eles."
Matt Patricia limitou-se a dizer "pesa muito em cima, muito obrigado, apreciamos a todos vós."
Numa demonstração de que esta equipa, conforme tem sido frequentemente mencionado por Bill Belichick, é uma verdadeira fraternidade, onde todos se dão bem e lutam por louros coletivos e não individuais, Martellus Bennett pegou no microfone para chamar atenção ao feito de Nate Ebner.
"Atleta olĆmpico e campeĆ£o da NFL no mesmo ano, só houve uma pessoa no planeta que o conseguiu e foi o Nate Ebner," disse Bennett, seguindo-se os cĆ¢nticos 'USA! USA! USA!'.
O full-back James Develin, um dos tais jogadores que passa despercebido mas desempenhou papel fundamental no jogo corrido, também não conseguiu esquecer a forma como os fãs reagiram a mais esta vitória.
"Foi incrĆvel, em certas Ć”reas eles continuavam a chegar, poder ver tantos fĆ£s foi incrĆvel. O apoio que temos recebido de toda a Nova Inglaterra e dos nossos fĆ£s tem sido incrĆvel," disse Develin.
Quando lhe perguntaram se o percurso nĆ£o era mais longo do que em anos anteriores, Develin respondeu: "foi, mas nós podemos continuar atĆ© chegar Ć autoestrada porque o apoio que recebemos hoje foi fenomenal. Ć incrĆvel."
IncrĆvel Ć© realmente a palavra certa para descrever o sucesso desta franquia, com a conquista de cinco tĆtulos em 17 anos. O trabalho para tentar defender a taƧa conquistada em Houston continua jĆ” hoje, pois conforme Bill Belichick disse ontem, a equipa tĆ©cnica dos Patriots parte com algumas semanas de atraso na preparação da nova equipa. VĆ”rios jogadores estĆ£o em fim de contrato, algumas posiƧƵes precisam de ser reforƧadas, outros tĆŖm contratos com custos proibitivos.
Enfim, muito trabalho a fazer nos dias que se seguem. Mas hoje? Hoje foi para celebrar, porque aquilo a que temos assistido tem sido histórico. Ćs vezes sabe bem poder apreciar.