Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Best of Patriots.com Radio Thu Apr 18 - 02:00 PM | Tue Apr 23 - 11:55 AM

Ninguém entrou em pânico ao intervalo

Nunca ninguém conseguira recuperar de uma desvantagem superior a 10 pontos durante as primeiras 50 edições do Super Bowl. Neste jogo, os Patriots foram para o intervalo a perder por 18 pontos, 21-3, mas depois conseguiram a maior recuperação de sempre, em parte porque a equipa manteve a sua confiança e nunca entrou em pânico.

Durante a semana, quando lhe pediram para explicar como é que os Patriots haviam conseguido chegar a mais um Super Bowl, Tom Brady respondera: "temos muita tenacidade mental, muita tenacidade física, é uma equipa que trabalha imenso, os treinadores desafiam-nos a cada passo durante a caminhada e a equipa respondeu a todos esses desafios."

E tornou a responder, de forma absolutamente incrível, ao maior desafio de todos os tempos, registando 31 pontos consecutivos numa vitória histórica, obtida no prolongamento, 34-28.

A bem dizer na primeira parte tudo correu mal. A defesa de Atlanta, mostrando uma agressividade e rapidez que apanharam de surpresa a linha ofensiva dos Patriots, pressionou Tom Bradysempre que o quarterback dos Patriots tentou fazer passes. Até ao intervalo Brady sofreu dois sacks, foi derrubado sete vezes e atingido outras 11 vezes.

0ap3000000783562_video_player_cp.jpg

E quando o ataque parecia finalmente estar a mostrar algum ritmo, um dos passes de Tom Brady foi intercetado por Robert Alford, que galgou 82 jardas para registar o touchdown que aumentou a vantagem de Atlanta para 21-0. Faltavam apenas 2:21 para o intervalo e tudo indicava que, contra todas as previsões, os Patriots iriam ser goleados, tanto mais que a segunda parte começaria com o ataque dos Falcons a ter a bola em seu poder.

Mesmo em cima do intervalo, Stephen Gostkowski ainda conseguiu um field goal que reduziu para 21-3, mas o pontapé soube a pouco porque naquela altura a equipa precisava de um touchdown.

Portanto, quando foi para o balneário, o grupo liderado pelo treinadorBill Belichick parecia resignado à sua sorte. Normalmente, a equipa técnica dos Patriots consegue fazer os ajustes devidos durante o descanso, e neste jogo até teria mais tempo para alterar o muito que correra mal pois o espetáculo de Lady Gaga prolongou-se durante quase uma hora. Mas, recuperar 18 pontos? Muito pouco provável, quase impossível, diziam os comentaristas,

O QUE FOI DITO DURANTE O INTERVALO

"O que é que eu lhes disse no intervalo? A mesma coisa que lhes dissemos no primeiro período e no segundo período. Continuámos a dar instruções e a procurar melhorar. Encontrar maneiras de fazer coisas que fossem um pouco mais produtivas," respondeu Bill Belichick, após o final da partida, quando lhe perguntaram o que é havia feito durante o intervalo para convencer a equipa a mudar tão radicalmente.

"Em termos gerais, a nossa mensagem foi para manterem o curso. Precisávamos de começar a executar a um nível melhor do que havíamos feito na primeira parte. Ir para o campo e começar a completar uma jogada de cada vez," acrescentou Matt Patricia, coordenador defensivo dos Patriots.

550f56fd4559479e90b3dc7a5d16c3b6.jpg

"Não foi a nossa melhor exibição. Só tivemos que lhes dizer, ' Eis o que aconteceu na primeira parte, eis como o jogo tem decorrido, mas nós não entrámos em pânico como se tivéssemos que marcar sempre que tivéssemos a bola na segunda parte," concluiu Josh McDaniels, o coordenador ofensivo dos Patriots. "

"Quer dizer, estava 21-3 (ao intervalo), por isso tu estás a perder por 18 pontos. Sabemos que temos um ataque que é capaz de avançar com a bola e marcar muitos pontos. Sabemos que a nossa defesa é uma das melhores defesas da liga. Por isso tínhamos que os parar algumas vezes e tínhamos que marcar algumas vezes. Os nossos jogadores sabiam isso. Tínhamos que ir para o campo e executar algumas coisas, mas notou-se muita confiança e este grupo nunca se entregaria. Nunca".

Os jogadores mais experientes também desempenharam o seu papel e tudo fizeram para que ninguém desanimasse e regressasse à segunda parte confiante de que ainda havia tempo suficiente para dar a volta ao resultado.

"Não houve pânico. Todos continuaram a acreditar no processo. Pagámos um preço elevado para chegar a este ponto. Trabalhámos imenso. Treinámos com todo o equipamento durante a semana do Super Bowl," revelou Matthew Slater, capitão das equipas especiais. "Nós trabalhámos para isso. Os nossos corpos estavam prontos e nossas mentes estavam prontas, e nós continuámos a acreditar uns nos outros."

"Sabem uma coisa, o [Bill] Belichick não me disse nada," acrescentou o tackle Nate Solder. "O treinador da minha unidade, o [Dante] Scarnecchiaé que me ajudou a mudar algumas questões técnicas. Ajudou-me a corrigir."

"Não mudámos nada", acrescentou o safety Patrick Chung. "Só nos disseram para jogarmos melhor. Nós somos uma equipa melhor do que mostrámos, no ataque, na defesa, nas equipas especiais e tivemos que melhorar. Tivemos que ganhar coragem e jogar football consistente, jogar como sabemos jogar, e nós fizemos isso. Lutámos até o fim e o resto tratou de si."

"Nós sabíamos que nos estávamos a derrotar a nós próprios," foi a sugestão de Dion Lewis. " No ataque conseguimos avançar com a bola. Mas, entregámos a bola duas vezes [turn overs]. Não estávamos a finalizar na red zone. Sabíamos que tínhamos que parar de entregar a bola. Nós sabíamos que eles iam ficar cansados. Tivemos a bola durante bastante tempo na primeira parte. A nossa defesa fez algumas jogadas para nós na segunda metade. Foi ótimo, é a melhor sensação."

86864c0d0a734e0cafe812ea5f8370e3.jpg

"Queríamos apenas estar focados no nosso trabalho; uma jogada de cada vez, um drive de cada vez. Interromper a marcação deles, tentar levar a bola até à end zone e completar jogadas. Nós temos uma equipa dura, por isso foi divertido," acrescentou Danny Amendola.

"Nunca considerámos que não podíamos ganhar o jogo. Queríamos continuar a lutar, a seguir em frente, a acreditar e foi isso que fizemos."

Martellus Bennettadiantou que "não foi nada de anormal. Não houve nenhum grande discurso. Não houve ninguém a discutir, a atirar com os capacetes, nada do género. Viemos e fizemos alguns ajustes. Estávamos todos focados em fazer o que tínhamos que fazer e foi isso. Só fizemos ajustes e mudámos o nosso plano de jogo e a forma como íamos atacar, e isso foi o que fizemos."

Para Chris Hogan foi uma questão de "dizermos a nós próprios que tínhamos que completar algumas jogadas. Isto ia fazer história – uma história da recuperação no Super Bowl. Vamos fazer o nosso trabalho e completar algumas jogadas e encontra maneira de ganhar o jogo, e foi que fizemos."

Sobre os conselhos que Tom Brady passou aos colegas, Chris Hogan revelou que foi uma mensagem simples.

"Para fazermos o nosso trabalho. Tínhamos que seguir em frente. Nós sabíamos que ia ser um jogo com 60 minutos de duração," revelou Hogan. "Nós nunca desistimos. É isso que torna esta equipa especial. Não houve um momento durante o jogo onde eu senti que alguém tivesse desistido. Vamos moer isto. Íamos lutar até ao fim."

"Sabíamos que tínhamos que ir para o campo, conseguir uma paragem e marcar pontos rapidamente," disse LeGarrette Blount. "A nossa defesa devolveu-nos a bola rapidamente e fizeram imensas jogadas. Provocou um sack-fumble, recuperaram [um fumble], fizeram muitas de coisas que definitivamente contribuíram para a nossa vitória. Eles jogaram muito bem. Jogaram de forma incrível. As nossas equipes especiais com as paragens na linha das 10 jardas, das 15 [jardas] e coisas assim. Todas essas coisas foram um fator enorme neste jogo."

O QUE MUDOU

 "Muito sinceramente, começamos finalmente a executar. Nós estávamos no campo, sabíamos o que tínhamos de fazer, mas não conseguimos isso na primeira parte," sugeriu Alan Branch. "Fomos para a segunda parte com um pouco mais de energia. Estávamos a completar muito mais jogadas do que havíamos feito antes."

"Bem, houve muitas jogadas, conforme o treinador [Bill Belichick] diz, que nunca se sabe quais vão estar no Super Bowl e provavelmente houve trinta dessas hoje à noite, e se qualquer uma deles tivesse sido diferente, o resultado poderia ter sido diferente," acrescentou Tom Brady. "Estou tão orgulhoso dos nossos jogadores, dos nossos treinadores, da equipa – que foi inacreditável, o que eles têm conseguido durante toda a temporada. Estou orgulhoso de fazer parte deste grupo tremendo."

"Foi uma boa sensação," concluiu Dion Lewis. "Acabómos por executar um pouco melhor e de forma positiva. Todos pensaram de forma positiva. Ninguém pensou que não iríamos ganhar este jogo e isso é a maior coisa que posso dizer sobre esta equipa."

E foi essa crença que permitiu que o ataque dos Patriots conseguisse 19 pontos no último período, ao mesmo tempo que a defesa anulava por completo o ataque dos Falcons. No prolongamento a magia continuou e devido a isso esta equipa dos Patriots entrou para a história do Super Bowl.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising