Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Best of Patriots.com Radio Thu Apr 25 - 02:00 PM | Fri Apr 26 - 01:55 PM

Josh McDaniels explica como se prepara o plano de jogo e fala de Tom Brady

No primeiro contato com os jornalistas depois da primeira derrota da temporada, num jogo em que o ataque ficou a zero, Josh McDaniels, coordenador ofensivo do New England Patriots, não tocou no assunto. A explicação de como se prepara o plano de jogo e o regresso de Tom Brady foram os principais temas abordados.

Curiosamente, dois dias depois da primeira derrota da temporada, para mais num jogo em que o ataque ficou a zero, algo que já não acontecia em Foxboro desde 28 de Novembro de 1993, os jornalistas não tocaram no assunto na conferência de imprensa de ontem com Josh McDaniels, coordenador ofensivo do New England Patriots. 

Josh McDaniels (Paul Spinelli via AP)

Conforme seria de prever, atendendo ao fato da suspensão de Tom Brady já ter acabado, as primeiras perguntas relacionaram-se com a situação dos quarterbacks. A certa altura, porém, quando lhe perguntaram se as experiências vividas no passado frente a defesas orientadas por Ray Horton, coordenador defensivo do Cleveland Browns, adversário de domingo, seriam vantajosas, McDaniels revelou como prepara o plano de jogo para cada jornada. 

Contrariamente ao que sucede com praticamente todas as outras equipas na NFL, os Patriots preparam sempre o seu plano de jogo baseados no que conseguem detetar nos filmes dos anteriores jogos dos adversários. Não há um plano de jogo global, aplicado durante toda a temporada, mas sim um estudo cuidadoso do adversário que se segue.

Depois de explicar que o processo seguido todas as semanas é sempre semelhante, Mc Daniels indicou que "na National Football League há muitas coisas variáveis todas as semanas na preparação do jogo. Tu olhas para a tua equipa, os jogadores que vão estar disponíveis. Tu olhas para a equipa que vais defrontar e avalias os jogadores dela, o seu esquema, os pontos fortes e fracos de ambos os lados, do nosso lado, do lado deles, e depois tentas montar um plano de jogo que te dê a melhor oportunidade de sucesso em cada jogada [snap] que for disputada no domingo."   

Os jogadores também colaboram na elaboração deste plano de jogo, e claro a experiência de Tom Brady, que durante as 16 temporadas passada na NFL decerto já viu todo e qualquer tipo de esquema defensivo, conta muito. 

"[Eu] e o Tom [Brady], já fazemos isto há muito tempo, e qualquer contributo de um jogador é certamente bem-vindo," confirmou McDaniels. "Temos muitos jogadores que passam bastante tempo a estudar [o filme dos jogos dos adversários], a prepararam-se arduamente e geralmente quando eles falam, e eles têm ideias e pensamentos, são bem concebidos e nós certamente tomamos isso em consideração porque eles é que vão jogar. As variáveis esta semana mudaram um pouco, mas o processo permanecerá o mesmo. Estamos apenas a tentar encontrar a melhor fórmula para jogarmos este jogo contra este adversário, contra estes jogadores e treinador."

Não obstante Cleveland ainda não ter ganho nenhum jogo esta temporada, a preparação é feita de acordo com os possíveis pontos vulneráveis porque sabe-se sobejamente bem que na NFL não há vencedores antecipados.

"Tenho muito respeito por este grupo [Cleveland], e como eu já disse algumas vezes, precisamos de fazer um bom trabalho, familiarizando-nos com quem vamos defrontar esta semana, porque é definitivamente uma equipa que não conhecemos tão bem," concluiu Mc Daniels. "Eu penso que vamos passar muito tempo a fazer isso e a tentar realmente ficar focados nas coisas que sentimos que vamos ter oportunidade de fazer bem no domingo."

Tom Brady (Paul Spinelli via AP)

O regresso de Tom Brady

Foram quatro de semanas de ausência, período durante o qual ficou proibido de ter qualquer tipo de contato tanto com os colegas como com a equipa técnica. Para muitos, essa ausência iria requerer algum tempo de transição na procura do ritmo de jogo e na sintonia com os colegas de ataque, mas a experiência de Tom Brady, o fato de conhecer melhor do que ninguém a maioria dos colegas, casos de Julian Edelman, Rob Gronkowski e Danny Amendola, sugere que em Foxboro vai haver um regresso à normalidade. 

"[O regresso] vai ser tão normal quanto possível," indicou Josh McDaniels. "O mais importante é seguir a nossa preparação como normalmente fazemos para nos prepararmos para o adversário e preparar o nosso plano de jogo e a forma como queremos executá-lo. E entrar em campo e aproveitar as nossas oportunidades para executar e tornar a jogar football."

Mc Daniels considera que Tom Brady vai ficar contente por se reencontrar com os colegas de equipa e por poder "comandar o nosso ataque e fazer as coisas que nós aqui pedimos ao quarterback para fazer. Não vejo isso ser muito diferente da semana normal do jogo. Vamos tentar fazer todas as coisas certas em termos da planificação e de estarmos preparados para defrontar uma equipa que conhecemos muito bem, [mas] com quem é difícil de se familiarizar, e ir lá e fazer um jogo num campo onde é difícil jogar."

Mesmo assim, apesar das dificuldades que espera encontrar, Mc Daniels reconhece que a experiência de Tom Brady vai ajudar imenso. Na sua opinião a experiência "ajuda qualquer jogador. Vocês sabem, se eles estão lesionados ou seja o que for, regressam, ou se falharam algum tempo, por qualquer motivo. Mas também penso que há um período de aclimatação no jogo de football que é difícil de simular a não ser que tu jogues football."

Uma das principais questões relacionados com o regresso de Tom Brady está em saber qual será a sua forma física, como é que ele terá, ou não, conseguido manter-se em forma para poder entrar de imediato na equipa. 

"Eu não notei nenhuma diferença," esclareceu Josh Mc Deniels. "Foram quatro semanas e parece que passaram depressa, e o Tommy está pronto e parece pronto [para jogar]. Como eu disse, vamos ver como tudo corre amanhã no treino e seguir apenas um dia de cada vez à medida que a semana decorre."

Martellus Bennett (AP Photo/Stew Milne)

As diferenças com Tom Brady, o impacto de Martellus Bennett

Para além da diferença óbvia entre a qualidade de Tom Brady e dos dois jovens que jogaram nas quatro primeiras partidas da temporada, há a experiência e a chamada 'química' entre Brady e os* receivers*. Embora o jogo do passado domingo talvez seja um mau exemplo devido à péssima qualidade mostrada pelo ataque, o certo é que jogadores como Rob Gronkowski, Julian Edelman e Chris Hogan passaram praticamente ao lado do jogo, tendo tido apenas três receções entre si. Com Brady tudo vai mudar.

Assim, uma análise ao filme do jogo mostra lances em que Jacoby Brissett dava apenas uma olhadela muito rápida para jogadores como Gronkowski e como eles não estavam desmarcados de imediato tentava lançar para uma segunda opção. Brady conhece tão bem o fio de jogo de Gronkowski, Edelman e Amendola, que quase sempre faz o passe antes destes começarem a finta. Quando se viram, já a bola está a chegar às suas mãos. Foi isto que esteve ausente na semana passada, este timing que só vem com o tempo e com muitos, muitos treinos e jogos.

Ao mesmo tempo, esta será a primeira vez em que os fãs dos Patriots vão ter oportunidade de ver aquilo que há muito anseiam, Martellus Bennett e Gronkowski juntos em campo. A nova aquisição dos Patriots tem sido uma das grandes sensações deste princípio de época.

"Ele [Martellus Bennett] realmente tem feito um excelente trabalho em cumprir o que lhe pedimos para ele fazer," reconheceu Mc Daniels. "O Marty [Martellus Bennett] não é egoísta. Tem treinado todos os dias, treina arduamente. Ele tem sido um fator no jogo terrestre; tem sido um fator na proteção de passe. Ele tem feito coisas boas como receiver quando teve oportunidades no jogo aéreo. É versátil. Tem participado em muitos snaps. Tem sido durável. Ele é duro, e não é egoísta."

Portanto Martellus Bennett tem confirmado tudo que se esperava dele, fazendo assim com que a equipa técnica do New England Patriots esteja bastante contente com "o que ele tem feito e ansiosos para crescer com ele, com o decorrer da temporada, mas apreciamos verdadeiramente a sua atitude e as contribuições que ele teve até agora e aguardamos com prazer a possibilidade de tentar melhorar à medida que a temporada decorre."

No domingo, espera-se, vamos ter a primeira demonstração dos estragos que este duo, Bennett-Gronkowski, poderá fazer. 

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising