Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Best of Patriots.com Radio Thu Apr 18 - 02:00 PM | Tue Apr 23 - 11:55 AM

O impacto em Portugal da vitória dos Patriots no Super Bowl

Durante muitos anos o futebol americano foi ignorado em Portugal. Mas, gradualmente tem vindo a subir de popularidade e este ano a vitória do New England Patriots foi saudada em todos os órgãos de comunicação social, numa demonstração de que a modalidade está a crescer a olhos vistos.

Até recentemente, futebol em Portugal era só um, o que foi inventado pelos ingleses e embelezado pelos brasileiros. Mas, nos últimos anos, o futebol americano começou a ganhar raízes, de tal forma que já existe uma liga nacional, que integra 10 equipas.

Entre Novembro de 2016 e Abril de 2017, a Liga Portuguesa de Futebol Americano, ou LPFA, como é conhecida no meio, faz disputar cinco jogos todas as semanas para se apurarem os dois finalistas que se irão encontrar no Super Bowl português, a disputar em Évora.

Para esta liga, a sensacional recuperação dos Patriots no Super Bowl trouxe uma onda de publicidade e visibilidade que poderá ser vital no crescimento da LPFA.

A VITÓRIA DOS PATRIOTS

A vitória do New England Patriots foi registada em todos os jornais e estações de televisão. E foi transmitida em direto pela Sport TV, embora tenha tido início pelas 23:30.

Alguns órgãos de comunicação social trataram do jogo como se fosse uma simples notícia, à semelhança do que se faz nos Estados Unidos com campeonatos disputados noutros países.

A maior cobertura, porém, pertenceu aos jornais.

O 'Observador' utilizou como título "Nós avisámos que Brady era o "Comeback Kid". Patriots vencem "a melhor Super Bowl de sempre".

Edgar Caetano publicou um artigo bastante extenso sobre o jogo, com algumas imagens, **reservando o principal destaque para Tom Brady.**

Por sua vez, o Sapo Desporto publicou um grande artigo sobre o jogo, com o título **‘Patriots vencem Super Bowl com uma recuperação fantástica’,** salientando que a "Equipa de Tom Brady estava a perder por 25 pontos ao intervalo, mas deu a volta ao resultado."

O artigo evidenciou que o jornalista está perfeitamente identificado com o futebol americano e o enquadramento dos Patriots no perfil histórico da NFL.

E devido à diferença no fuso horário, pois o jogo começou em Portugal depois das 23:30, no dia seguinte o mesmo site publicou mais um artigo sobre o jogo, mas desta feita dedicado aqueles que não conseguiram ficar levantados até às 4 da manhã, hora em que foi entregue o troféu de campeão aos Patriots.

Para eles, foi publicado um artigo denominado** ‘Perdeu o Super Bowl?** Veja os melhores momentos do jogo e da festa'. Depois de salientar a sensacional reviravolta dos Patriots, chamou ainda atenção para o espetáculo de intervalo, com Lady Gaga como protagonista.

A encerrar deixou as imagens das melhores jogadas do desafio.

E para quem não estava devidamente identificado com o Super Bowl, o 'Diários de Notícias' publicou um artigo denominado 'Super Bowl. O evento que faz parar a América'.

Para além de salientar que **“Lady Gaga é a estrela musical deste ano**. Na TV, um anúncio de 30 segundos custa cerca de cinco milhões de euros", o artigo dá vários outros detalhes sobre o jogo.

CRESCEM REPORTAGENS SOBRE A LIGA        

Foi portanto impressionante ver a cobertura dada ao Super Bowl ganho pelos Patriots e o aumento no interesse pelo futebol americano. Em vários jornais, estações de rádio e de televisão, nos dias que se seguiram passaram várias reportagens sobre a liga Portuguesa.

Como exemplo, no dia do jogo saiu um artigo bastante longo no 'Diário de Notícias', intitulado **“Collin e Joey, dois missionários do futebol americano em Portugal”, **que relata a experiência de Collin Franklin e Joey Bradley, dois jovens norte-americanos que foram para Portugal para integrarem os campeões nacionais, os Lisboa Devils, a manter a hegemonia na liga.

Collin Franklin, 28 anos, é o tight end, Joe Bradley joga a quarterback.

Segundo o artigo, Collin "teve passagens discretas pelo Tampa Bay Bucanneers e pelo New York Jets".

Volvidos 16 meses estão determinados a tentar ajudar a expandir a modalidade em Portugal.

E o site FA Portugal, que se dedica a cobrir a liga Portuguesa, colecionou muitas das reportagens que foram feitas no dia seguinte.

AS TELEVISÕES ACORDAM PARA O FUTEBOL AMERICANO

Também no dia seguinte, a TVI 24, uma das quatro cadeias nacionais, transmitiu uma reportagem sobre o futebol americano e a LPFA. O título foi **“Em Portugal, também se joga futebol americano”**.

A jornalista explica que "A Superbowl é um evento transmitido em todo o mundo, de uma modalidade que rende milhões e milhões de dólares todos os anos. Pode parecer surpreendente, mas a febre deste desporto também existe em Portugal.

"Uma liga com 10 equipas, centenas de jogadores espalhados de Norte a Sul do país e até jogadores americanos a jogar em Portugal."

De interesse nesta reportagem é a participação de João Bermudes, adepto ferrenho dos Patriots que concretizou o sonho da sua vida, quando juntamente com a companheira Eduarda Ramião, se deslocou ao Gillette Stadium, em dezembro, para assistir ao jogo com os Rams.

Na reportagem o João surge equipa a camisola 87 de Rob Gronkowski e a partir dos 2:20 conta a história da sua vinda a Foxboro.

E A Bola, o diário desportivo Português de maior circulação, **também transmitiu uma reportagem sobre a liga Portuguesa.**

Ao que parece, esta sensacional vitória dos Patriots, num jogo verdadeiramente louco, ajudou a despertar ainda mais o interesse em Portugal sobre o futebol americano. Resta saber se o impulso dado pelo Super Bowl é para continuar.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising