Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Patriots Unfiltered Thu Aug 13 | 02:00 PM - 11:59 PM

O impacto em Portugal da vitória dos Patriots no Super Bowl

Até recentemente, futebol em Portugal era só um, o que foi inventado pelos ingleses e embelezado pelos brasileiros. Mas, nos últimos anos, o futebol americano começou a ganhar raízes, de tal forma que já existe uma liga nacional, que integra 10 equipas.

Entre Novembro de 2016 e Abril de 2017, a Liga Portuguesa de Futebol Americano, ou LPFA, como é conhecida no meio, faz disputar cinco jogos todas as semanas para se apurarem os dois finalistas que se irão encontrar no Super Bowl português, a disputar em Évora.

Para esta liga, a sensacional recuperação dos Patriots no Super Bowl trouxe uma onda de publicidade e visibilidade que poderá ser vital no crescimento da LPFA.

A VITÓRIA DOS PATRIOTS

A vitória do New England Patriots foi registada em todos os jornais e estações de televisão. E foi transmitida em direto pela Sport TV, embora tenha tido início pelas 23:30.

Alguns órgãos de comunicação social trataram do jogo como se fosse uma simples notícia, à semelhança do que se faz nos Estados Unidos com campeonatos disputados noutros países.

A CMTV, estação do 'Correio da Manhã', limitou-se a dar o resultado e salientar a recuperação histórica.

A maior cobertura, porém, pertenceu aos jornais.

O 'Observador' utilizou como título "Nós avisámos que Brady era o "Comeback Kid". Patriots vencem "a melhor Super Bowl de sempre".

Edgar Caetano publicou um artigo bastante extenso sobre o jogo, com algumas imagens, reservando o principal destaque para Tom Brady.

Por sua vez, o Sapo Desporto publicou um grande artigo sobre o jogo, com o título 'Patriots vencem Super Bowl com uma recuperação fantástica', salientando que a "Equipa de Tom Brady estava a perder por 25 pontos ao intervalo, mas deu a volta ao resultado."

O artigo evidenciou que o jornalista está perfeitamente identificado com o futebol americano e o enquadramento dos Patriots no perfil histórico da NFL.

E devido à diferença no fuso horário, pois o jogo começou em Portugal depois das 23:30, no dia seguinte o mesmo site publicou mais um artigo sobre o jogo, mas desta feita dedicado aqueles que não conseguiram ficar levantados até às 4 da manhã, hora em que foi entregue o troféu de campeão aos Patriots.

Para eles, foi publicado um artigo denominado'Perdeu o Super Bowl? Veja os melhores momentos do jogo e da festa'. Depois de salientar a sensacional reviravolta dos Patriots, chamou ainda atenção para o espetáculo de intervalo, com Lady Gaga como protagonista.

A encerrar deixou as imagens das melhores jogadas do desafio.

E para quem não estava devidamente identificado com o Super Bowl, o 'Diários de Notícias' publicou um artigo denominado 'Super Bowl. O evento que faz parar a América'.

Para além de salientar que "Lady Gaga é a estrela musical deste ano. Na TV, um anúncio de 30 segundos custa cerca de cinco milhões de euros", o artigo dá vários outros detalhes sobre o jogo.

CRESCEM REPORTAGENS SOBRE A LIGA        

Foi portanto impressionante ver a cobertura dada ao Super Bowl ganho pelos Patriots e o aumento no interesse pelo futebol americano. Em vários jornais, estações de rádio e de televisão, nos dias que se seguiram passaram várias reportagens sobre a liga Portuguesa.

Como exemplo, no dia do jogo saiu um artigo bastante longo no 'Diário de Notícias', intitulado "Collin e Joey, dois missionários do futebol americano em Portugal",que relata a experiência de Collin Franklin e Joey Bradley, dois jovens norte-americanos que foram para Portugal para integrarem os campeões nacionais, os Lisboa Devils, a manter a hegemonia na liga.

Collin Franklin, 28 anos, é o tight end, Joe Bradley joga a quarterback.

Segundo o artigo, Collin "teve passagens discretas pelo Tampa Bay Bucanneers e pelo New York Jets".

Volvidos 16 meses estão determinados a tentar ajudar a expandir a modalidade em Portugal.

E o site FA Portugal, que se dedica a cobrir a liga Portuguesa, colecionou muitas das reportagens que foram feitas no dia seguinte.

AS TELEVISÕES ACORDAM PARA O FUTEBOL AMERICANO

Também no dia seguinte, a TVI 24, uma das quatro cadeias nacionais, transmitiu uma reportagem sobre o futebol americano e a LPFA. O título foi "Em Portugal, também se joga futebol americano".

A jornalista explica que "A Superbowl é um evento transmitido em todo o mundo, de uma modalidade que rende milhões e milhões de dólares todos os anos. Pode parecer surpreendente, mas a febre deste desporto também existe em Portugal.

"Uma liga com 10 equipas, centenas de jogadores espalhados de Norte a Sul do país e até jogadores americanos a jogar em Portugal."

De interesse nesta reportagem é a participação de João Bermudes, adepto ferrenho dos Patriots que concretizou o sonho da sua vida, quando juntamente com a companheira Eduarda Ramião, se deslocou ao Gillette Stadium, em dezembro, para assistir ao jogo com os Rams.

Na reportagem o João surge equipa a camisola 87 de Rob Gronkowski e a partir dos 2:20 conta a história da sua vinda a Foxboro.

E A Bola, o diário desportivo Português de maior circulação, também transmitiu uma reportagem sobre a liga Portuguesa.

Ao que parece, esta sensacional vitória dos Patriots, num jogo verdadeiramente louco, ajudou a despertar ainda mais o interesse em Portugal sobre o futebol americano. Resta saber se o impulso dado pelo Super Bowl é para continuar.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.

Advertising