Skip to main content
Advertising

Official website of the New England Patriots

replay
Replay: Best of Patriots.com Radio Thu Apr 11 - 02:00 PM | Tue Apr 16 - 11:55 AM

Algumas observações da vitória sobre Cleveland

Numa vitória assim tão folgada necessariamente terá de haver contribuições de muitos quadrantes. Em Cleveland, para além de Tom Brady, brilharam os tight ends, a defesa anulou o jogo terrestre do adversário e até os fãs dos Patriots ajudaram ao ‘invadirem' Cleveland.

Quando se ganha, para mais fora de casa, por 20 pontos, 33-13, obrigatoriamente terĆ” de haver muitos aspetos positivos a destacar. E este jogo em Cleveland nĆ£o foi exceĆ§Ć£o.Ā 

Jogo terrestre de Cleveland foi anulado

Comecemos com a exibiĆ§Ć£o da defesa. Ɖ do conhecimento geral que o treinador Bill Belichick tenta sempre anular ou minimizar o impacto das armas principais da equipa adversĆ”ria. Na antevisĆ£o deste jogo muito se falou no jogo terrestre de Cleveland, que entrou em campo com o melhor registo da NFL, uma mĆ©dia de 149,3 jardas por jogo, com destaque principal para o running back IsaiahĀ Crowell, que havia acumulado 386 jardas em 60 corridas, uma mĆ©dia, de 6,4 jardas por corrida.

f2363b40210d44748c4f5421b0fbef9b.jpg

E o que Ʃ que aconteceu neste jogo? O jogo terrestre de Cleveland foi praticamente anulado, limitando-se a totalizar 27 jardas, para uma mƩdia miserƔvel de 1,2 jardas por corrida. Crowell esteve um pouco melhor, conseguindo 22 jardas em 13 corridas, uma mƩdia de 1,7 jardas por corrida.

Para Hue Jackson, treinador dos Browns, o jogo terrestre da sua equipa nĆ£o resultou porque "eles [os Patriots]" iam ter a certeza que o paravam. Eles reforƧaram [a linha defensiva] para o pararem. Temos que fazer melhor. Como eu disse, fiquei dececionado porque eu acho que podemos fazer um pouco melhor do que fizemos, mas eles conseguiram, eles obrigaram-nos a reduzir a velocidade como nenhuma outra equipa ainda tinha feito esta temporada, por isso temos que voltar Ć  estaca zero. Eu assumo a responsabilidade por isso. Temos que melhorar esse aspeto, e nĆ³s vamos conseguir."

JĆ” para Joel Bitonio, offensive lineman de Cleveland, os Patriots mostraram um esquema que surpreendeu a sua equipa e que impossibilitou a utilizaĆ§Ć£o de bloqueios duplos. "Jogaram melhor do que nĆ³s hoje no jogo terrestre, sem dĆŗvida," reconheceu Bitonio. "E Ć© pena porque nĆ³s querĆ­amos correr com a bola, mas eles fizeram um bom trabalho a interromper o nosso plano. Temos que voltar [ao trabalho] e melhorar e ganhar os bloqueios homem-a-homem."

Por sua vez John Greco, outro offensive lineman de Cleveland, considerou que os Patriots muito simplesmente jogaram melhor. "Sabemos que nĆ£o vamos mais surpreender as equipas com o jogo terrestre," confessou Greco. "Todas as equipas vĆ£o tentar parar o nosso ponto forte, que nos quatro primeiros jogos foi o jogo terrestre. Por isso precisamos executar melhor."

A exibiĆ§Ć£o torna-se ainda mais impressionante devido Ć  ausĆŖncia de Dont'a Hightower, que saiu ao intervalo e nĆ£o regressou para a segunda parte. O seu lugar foi ocupado por Elandon Roberts, escolhido este ano na sexta ronda e que fez um jogo fantĆ”stico, registando sete tackles, um deles a obrigar Cleveland a recuar no terreno.

"Ele (Roberts) tem trabalhado imenso e tem vindo a melhorar todas as semanas," disse Bill Belichick.

Malcom Brown, com dois sacks, Alan Branch e Vincent Valentine tambƩm estiveram em destaque, e hƔ que registar o regresso de Rob Ninkovich, o defensive end dos Patriots que, Ơ semelhanƧa de Tom Brady, fez a sua estreia neste jogo depois de ter cumprido quatro jogos de castigo.

"Senti-me bem," disse Ninkovich. "Desde a final da AFC que nĆ£o derrubava ninguĆ©m, por isso senti-me bem e o meu braƧo estĆ” bom. Trabalhei muito arduamente esta semana e tentei fazer tantas repetiƧƵes quanto possĆ­vel [nos treinos], para recuperar a sensaĆ§Ć£o de jogar football novamente."

Jogo aƩreo foi cinco estrelas

JĆ” seria de prever. Com o regresso de Tom Brady o jogo aĆ©reo tinha obrigatoriamente que melhorar e neste jogo confirmou-se aquilo que os fĆ£s dos Patriots haviam visualizado, ou seja os dois tight ends, Martellus Bennett e Rob Gronkowski, a jogar juntos vĆ£o ser uma verdadeira fĆ”brica de dores de cabeƧa para qualquer defesa adversĆ”ria. Neste jogo tiveram 11 receƧƵes, 176 jardas e trĆŖs touchdowns. Ā 

"Foi difĆ­cil [lidar com os dois tight ends]," reconheceu Hue Jackson, treinador de Cleveland. "Obviamente, eles fizeram imensas jogadas. NĆ£o foi tĆ£o bom para o nosso lado. Os nossos homens lutaram arduamente. Temos que continuar a melhorar."

New England Patriots tight end Rob Gronkowski (87) avoids Cleveland Browns free safety Jordan Poyer (33) on a pass reception in the first half of an NFL football game Sunday, Oct. 9, 2016, in Cleveland. (AP Photo/David Richard)

Rob Gronkowski sobe para quarto lugarĀ 

Rob Gronkowski teve 5 receƧƵes para 109 jardas. Assim, por 21 vezes conseguiu superar a tabela de 100 jardas num jogo, o que lhe permitiu alcanƧar Antonio Gates no quarto lugar desta lista. ƀ sua frente estĆ£o apenas Tony Gonzalez, que conseguiu o feito 31 vezes, Kellen Winslow com 24 e Jackie Smith com 22.

"Senti-me muito melhor esta semana," disse Gronkowski, que tem vindo a aumentar progressivamente a sua participaĆ§Ć£o nos jogos depois de ter estado ausente durante semanas devido a lesĆ£o. "Ao longo das semanas, tem havido uma melhoria todos os dias, todas as semanas. Agora, vou voltar Ć  minha [forma] antiga, por isso sinto-me bem. Eu adoro jogar football, agora que estou recuperado. Ɖ Ć³timo estar de volta com os rapazes e fazer o que tenho que fazer para ajudar a equipa."

"Eu adoro jogar com o Gronk," disse Martellus Bennett. "Estou muito entusiasmado por ele. Ɖ muito dinĆ¢mico quando estamos os dois em campo, e ele jogou muito bem. Eu espero que ele continue a jogar assim. Isso Ć© que Ć© o Gronk. Ɖ isso que o Gronk faz. Ɖ por isso que ele Ć© o 'Gronkinator'."

New England Patriots tight end Martellus Bennett celebrates a touchdown catch against the Cleveland Browns in the first half of an NFL football game Sunday, Oct. 9, 2016, in Cleveland. (AP Photo/Ron Schwane)

Martellus Bennett consegue trĆŖs touchdowns num jogo pela primeira vez

Em campo, no lado oposto de Gronkowski esteve Martellus Bennett, que pela primeira vez na sua carreira conseguiu trĆŖs touchdowns num sĆ³ jogo.

"Ele [Bennett] fez algumas grandes jogadas para nĆ³s," disse Bill Belichick. "Ele e o Rob [Gronkowski] tiveram grandes jogadas, ele fez uma receĆ§Ć£o na linha final, fez um bom esforƧo para chegar Ć  end zone na jogada pela linha lateral onde saltou por cima de um adversĆ”rio para chegar Ć  end zone."

"O Marty [Bennett] jogou muito bem, tem tido cinco excelentes semanas connosco, tem sido muito produtivo em que tudo que lhe temos pedido, a correr, a fazer receƧƵes, a marcar touchdowns," acrescentou Tom Brady. "Ele e o Gronk [Gronkowski] a tight end criam muitas dificuldades nas marcaƧƵes. Temos que continuar a fazer isso, a colocar pressĆ£o sobre a defesa. Fizemos um excelente trabalho hoje nesse aspeto. FalhĆ”mos algumas oportunidades, que eu gostaria que tivĆ©ssemos aproveitado, mas mesmo assim foi uma vitĆ³ria importante para nĆ³s."

"Ele [Martellus Bennett] fez um grande jogo," conclui Rob Gronkowski. "Ele Ć© um grande colega com quem [dĆ” gosto] trabalhar. Temos estado Ć  espera de jogarmos juntos e dele ficar saudĆ”vel. Ele conseguiu trĆŖs touchdowns, acho que Ć© a primeira vez na sua carreira que consegue trĆŖs. Ɖ Ć³timo trabalhar com ele e jogar com ele, tambĆ©m."

New England Patriots wide receiver Chris Hogan is tackled by Cleveland Browns cornerback Joe Haden after a long pass in the first half of an NFL football game, Sunday, Oct. 9, 2016, in Cleveland. (AP Photo/David Richard)

Chris Hogan chegou Ć s 100 jardas

Pela primeira vez na sua carreira, o wide receiver Chris Hogan ultrapassou a marca das 100 jardas em receƧƵes num jogo. Em quatro receƧƵes totalizou 114 jardas, incluindo uma 'bomba' de 63 jardas que passou a ser o avanƧo mais longo da sua carreira.

Para Hogan, esta exibiĆ§Ć£o surge numa altura ideal jĆ” que semana passada fez um jogo para esquecer, pois, para alĆ©m de nĆ£o ter tido nenhuma receĆ§Ć£o, ainda comprometeu a equipa com uma falta que anulou um avanƧo de 90 jardas por Julian Edelman.

"Senti-me Ć³timo. Durante toda a semana salientĆ”mos que este ia ser um grande jogo para nĆ³s em todas as trĆŖs fases," disse Hogan. "TreinĆ”mos bem, preparĆ”mo-nos bem e tivemos um comeƧo rĆ”pido. Foi bom ter o [Brady] de volta, sem dĆŗvida."

FĆ£s dos Patriots invadiram Cleveland

Mesmo quem assistiu ao jogo atravĆ©s da televisĆ£o conseguiu constatar que estiveram muitos fĆ£s dos Patriots em Cleveland para apoiar a equipa, algo que nĆ£o passou despercebido aos jogadores. Ā 

"Ouvimos cantar 'Brady!'", disse o defensive end Rob Ninkovich, que salientou "todo o apoio que veio a este jogo foi muito legal. Tu olhas para as bancadas e vĆŖs muito azul e vermelho [cores dos Patriots]".

"Pareceu-me que havia muito mais [fĆ£s] do que na Ćŗltima vez que estivemos aqui, posso-lhe dizer isso," acrescentou Bil Belichick. "Foi bom. Pareceu que havia muitos adeptos dos Patriots hoje".

"Houve muito apoio. Tu tens que adorar os jogos fora de casa quando tens uma boa parte da Nova Inglaterra no jogo a apoiar-nos como se fosse um jogo em casa, especialmente quando foi no quarto perĆ­odo, e conseguimos a vitĆ³ria," acrescentou Rob Gronkowski. "SĆ³ para ver todos os fĆ£s da Nova Inglaterra lĆ” a cantar 'Brady!' ao sairmos do campo, foi Ć³timo. Foi inacreditĆ”vel."

"Foi incrĆ­vel," considerou Julian Edelman. "Eu joguei football aqui no nordeste de Ohio, e eles tĆŖm grande paixĆ£o pela sua equipa. Ver tantos fĆ£s dos Patriots aqui diz alguma coisa."

"Ɖ uma loucura", concluiu Bennett. "Eu penso que muita gente planeou, por este ser o primeiro jogo no regresso do Tom [Brady], poupar dinheiro para poder fazer a viagem [atĆ© Cleveland]. Ɖ muito emocionante. Deu a sensaĆ§Ć£o de ser um jogo em casa. A certa altura eles estavam a cantar 'Brady, Brady.' E eu disse cĆ” para comigo, 'o que Ć© que estĆ” a acontecer?' Deve ser desanimador pertencer Ć  equipa da casa quando isso estĆ” a acontecer, tambĆ©m, no teu campo."

E foi com todo este apoio que Bill Belichick registou a vitĆ³ria nĆŗmero 227 da sua carreira, permitindo assim que ultrapassasse Curly Lambeau e subisse ao quarto lugar na lista de vitĆ³rias da NFL.

TambĆ©m Tom Brady, no seu regresso, registou mais uma vitĆ³ria que o coloca mais perto do topo da lista de jogadores com mais triunfos na NFL. Passou a ter 195, pelo que estĆ” apenas a quatro de Brett Favre (199) e sete de Peyton Manning (200). Como aqueles dois jogadores jĆ” nĆ£o estĆ£o ativos, Ć© provĆ”vel que Brady os consiga ultrapassar, talvez ainda esta temporada.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.
Advertising

Latest News

Presented by
Advertising

Trending Video

Advertising

In Case You Missed It

Presented by
Advertising