Official website of the New England Patriots

Algumas observações da vitória sobre Cleveland

Quando se ganha, para mais fora de casa, por 20 pontos, 33-13, obrigatoriamente terá de haver muitos aspetos positivos a destacar. E este jogo em Cleveland não foi exceção. 

Jogo terrestre de Cleveland foi anulado

Comecemos com a exibição da defesa. É do conhecimento geral que o treinador Bill Belichick tenta sempre anular ou minimizar o impacto das armas principais da equipa adversária. Na antevisão deste jogo muito se falou no jogo terrestre de Cleveland, que entrou em campo com o melhor registo da NFL, uma média de 149,3 jardas por jogo, com destaque principal para o running back Isaiah Crowell, que havia acumulado 386 jardas em 60 corridas, uma média, de 6,4 jardas por corrida.

f2363b40210d44748c4f5421b0fbef9b.jpg

E o que é que aconteceu neste jogo? O jogo terrestre de Cleveland foi praticamente anulado, limitando-se a totalizar 27 jardas, para uma média miserável de 1,2 jardas por corrida. Crowell esteve um pouco melhor, conseguindo 22 jardas em 13 corridas, uma média de 1,7 jardas por corrida.

Para Hue Jackson, treinador dos Browns, o jogo terrestre da sua equipa não resultou porque "eles [os Patriots]" iam ter a certeza que o paravam. Eles reforçaram [a linha defensiva] para o pararem. Temos que fazer melhor. Como eu disse, fiquei dececionado porque eu acho que podemos fazer um pouco melhor do que fizemos, mas eles conseguiram, eles obrigaram-nos a reduzir a velocidade como nenhuma outra equipa ainda tinha feito esta temporada, por isso temos que voltar à estaca zero. Eu assumo a responsabilidade por isso. Temos que melhorar esse aspeto, e nós vamos conseguir."

Já para Joel Bitonio, offensive lineman de Cleveland, os Patriots mostraram um esquema que surpreendeu a sua equipa e que impossibilitou a utilização de bloqueios duplos. "Jogaram melhor do que nós hoje no jogo terrestre, sem dúvida," reconheceu Bitonio. "E é pena porque nós queríamos correr com a bola, mas eles fizeram um bom trabalho a interromper o nosso plano. Temos que voltar [ao trabalho] e melhorar e ganhar os bloqueios homem-a-homem."

Por sua vez John Greco, outro offensive lineman de Cleveland, considerou que os Patriots muito simplesmente jogaram melhor. "Sabemos que não vamos mais surpreender as equipas com o jogo terrestre," confessou Greco. "Todas as equipas vão tentar parar o nosso ponto forte, que nos quatro primeiros jogos foi o jogo terrestre. Por isso precisamos executar melhor."

A exibição torna-se ainda mais impressionante devido à ausência de Dont'a Hightower, que saiu ao intervalo e não regressou para a segunda parte. O seu lugar foi ocupado por Elandon Roberts, escolhido este ano na sexta ronda e que fez um jogo fantástico, registando sete tackles, um deles a obrigar Cleveland a recuar no terreno.

"Ele (Roberts) tem trabalhado imenso e tem vindo a melhorar todas as semanas," disse Bill Belichick.

Malcom Brown, com dois sacks, Alan Branch e Vincent Valentine também estiveram em destaque, e há que registar o regresso de Rob Ninkovich, o defensive end dos Patriots que, à semelhança de Tom Brady, fez a sua estreia neste jogo depois de ter cumprido quatro jogos de castigo.

"Senti-me bem," disse Ninkovich. "Desde a final da AFC que não derrubava ninguém, por isso senti-me bem e o meu braço está bom. Trabalhei muito arduamente esta semana e tentei fazer tantas repetições quanto possível [nos treinos], para recuperar a sensação de jogar football novamente."

Jogo aéreo foi cinco estrelas

Já seria de prever. Com o regresso de Tom Brady o jogo aéreo tinha obrigatoriamente que melhorar e neste jogo confirmou-se aquilo que os fãs dos Patriots haviam visualizado, ou seja os dois tight ends, Martellus Bennett e Rob Gronkowski, a jogar juntos vão ser uma verdadeira fábrica de dores de cabeça para qualquer defesa adversária. Neste jogo tiveram 11 receções, 176 jardas e três touchdowns.  

"Foi difícil [lidar com os dois tight ends]," reconheceu Hue Jackson, treinador de Cleveland. "Obviamente, eles fizeram imensas jogadas. Não foi tão bom para o nosso lado. Os nossos homens lutaram arduamente. Temos que continuar a melhorar."

60fae7249c5c41d9a8e2ee6e99261a22.jpg

Rob Gronkowski sobe para quarto lugar 

Rob Gronkowski teve 5 receções para 109 jardas. Assim, por 21 vezes conseguiu superar a tabela de 100 jardas num jogo, o que lhe permitiu alcançar Antonio Gates no quarto lugar desta lista. À sua frente estão apenas Tony Gonzalez, que conseguiu o feito 31 vezes, Kellen Winslow com 24 e Jackie Smith com 22.

"Senti-me muito melhor esta semana," disse Gronkowski, que tem vindo a aumentar progressivamente a sua participação nos jogos depois de ter estado ausente durante semanas devido a lesão. "Ao longo das semanas, tem havido uma melhoria todos os dias, todas as semanas. Agora, vou voltar à minha [forma] antiga, por isso sinto-me bem. Eu adoro jogar football, agora que estou recuperado. É ótimo estar de volta com os rapazes e fazer o que tenho que fazer para ajudar a equipa."

"Eu adoro jogar com o Gronk," disse Martellus Bennett. "Estou muito entusiasmado por ele. É muito dinâmico quando estamos os dois em campo, e ele jogou muito bem. Eu espero que ele continue a jogar assim. Isso é que é o Gronk. É isso que o Gronk faz. É por isso que ele é o 'Gronkinator'."

ab5ce35c99d545d58c994cec2e4d86c7.jpg

Martellus Bennett consegue três touchdowns num jogo pela primeira vez

Em campo, no lado oposto de Gronkowski esteve Martellus Bennett, que pela primeira vez na sua carreira conseguiu três touchdowns num só jogo.

"Ele [Bennett] fez algumas grandes jogadas para nós," disse Bill Belichick. "Ele e o Rob [Gronkowski] tiveram grandes jogadas, ele fez uma receção na linha final, fez um bom esforço para chegar à end zone na jogada pela linha lateral onde saltou por cima de um adversário para chegar à end zone."

"O Marty [Bennett] jogou muito bem, tem tido cinco excelentes semanas connosco, tem sido muito produtivo em que tudo que lhe temos pedido, a correr, a fazer receções, a marcar touchdowns," acrescentou Tom Brady. "Ele e o Gronk [Gronkowski] a tight end criam muitas dificuldades nas marcações. Temos que continuar a fazer isso, a colocar pressão sobre a defesa. Fizemos um excelente trabalho hoje nesse aspeto. Falhámos algumas oportunidades, que eu gostaria que tivéssemos aproveitado, mas mesmo assim foi uma vitória importante para nós."

"Ele [Martellus Bennett] fez um grande jogo," conclui Rob Gronkowski. "Ele é um grande colega com quem [dá gosto] trabalhar. Temos estado à espera de jogarmos juntos e dele ficar saudável. Ele conseguiu três touchdowns, acho que é a primeira vez na sua carreira que consegue três. É ótimo trabalhar com ele e jogar com ele, também."

94336281ef284fc29774ffc3ffa640a7.jpg

Chris Hogan chegou às 100 jardas

Pela primeira vez na sua carreira, o wide receiver Chris Hogan ultrapassou a marca das 100 jardas em receções num jogo. Em quatro receções totalizou 114 jardas, incluindo uma 'bomba' de 63 jardas que passou a ser o avanço mais longo da sua carreira.

Para Hogan, esta exibição surge numa altura ideal já que semana passada fez um jogo para esquecer, pois, para além de não ter tido nenhuma receção, ainda comprometeu a equipa com uma falta que anulou um avanço de 90 jardas por Julian Edelman.

"Senti-me ótimo. Durante toda a semana salientámos que este ia ser um grande jogo para nós em todas as três fases," disse Hogan. "Treinámos bem, preparámo-nos bem e tivemos um começo rápido. Foi bom ter o [Brady] de volta, sem dúvida."

Fãs dos Patriots invadiram Cleveland

Mesmo quem assistiu ao jogo através da televisão conseguiu constatar que estiveram muitos fãs dos Patriots em Cleveland para apoiar a equipa, algo que não passou despercebido aos jogadores.  

"Ouvimos cantar 'Brady!'", disse o defensive end Rob Ninkovich, que salientou "todo o apoio que veio a este jogo foi muito legal. Tu olhas para as bancadas e vês muito azul e vermelho [cores dos Patriots]".

"Pareceu-me que havia muito mais [fãs] do que na última vez que estivemos aqui, posso-lhe dizer isso," acrescentou Bil Belichick. "Foi bom. Pareceu que havia muitos adeptos dos Patriots hoje".

"Houve muito apoio. Tu tens que adorar os jogos fora de casa quando tens uma boa parte da Nova Inglaterra no jogo a apoiar-nos como se fosse um jogo em casa, especialmente quando foi no quarto período, e conseguimos a vitória," acrescentou Rob Gronkowski. "Só para ver todos os fãs da Nova Inglaterra lá a cantar 'Brady!' ao sairmos do campo, foi ótimo. Foi inacreditável."

"Foi incrível," considerou Julian Edelman. "Eu joguei football aqui no nordeste de Ohio, e eles têm grande paixão pela sua equipa. Ver tantos fãs dos Patriots aqui diz alguma coisa."

"É uma loucura", concluiu Bennett. "Eu penso que muita gente planeou, por este ser o primeiro jogo no regresso do Tom [Brady], poupar dinheiro para poder fazer a viagem [até Cleveland]. É muito emocionante. Deu a sensação de ser um jogo em casa. A certa altura eles estavam a cantar 'Brady, Brady.' E eu disse cá para comigo, 'o que é que está a acontecer?' Deve ser desanimador pertencer à equipa da casa quando isso está a acontecer, também, no teu campo."

E foi com todo este apoio que Bill Belichick registou a vitória número 227 da sua carreira, permitindo assim que ultrapassasse Curly Lambeau e subisse ao quarto lugar na lista de vitórias da NFL.

Também Tom Brady, no seu regresso, registou mais uma vitória que o coloca mais perto do topo da lista de jogadores com mais triunfos na NFL. Passou a ter 195, pelo que está apenas a quatro de Brett Favre (199) e sete de Peyton Manning (200). Como aqueles dois jogadores já não estão ativos, é provável que Brady os consiga ultrapassar, talvez ainda esta temporada.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.

Advertising