Official website of the New England Patriots

replay
Patriots Replay Tue Jun 02 | 02:00 PM - 11:59 PM

Safety de Dont'a Hightower ajudou a mudar o jogo

Um ambiente fantástico recebeu o New England Patriots no jogo de estreia em casa de Tom Brady. Tudo começou cerca de 9 minutos antes do início da partida, altura em que a foto de Tom Brady apareceu nos écrans gigantes do estádio, provocando a primeira grande explosão entre os adeptos.

Os jornalistas que acompanham a equipa há muito tempo diziam que não se lembravam de terem visto um ambiente destes num jogo da época regular. E o ambiente tornou-se ainda mais escaldante quando Tom Brady entrou em campo, recebido com cânticos de "Brady! Brady! Brady!"

31dc34f177fe4310a6d642fff45f6e28.jpg

O pontapé de saída levou a bola para além da end zone e logo de seguida Tom Brady entrou no relvado, com os cânticos de "Brady! Brady! Brady!" a continuarem a ecoar pelo estádio e Brady a responder de punho cerrado, apontando para as bancadas.

O entusiasmo permaneceu bem evidente durante a primeira série, especialmente depois do primeiro passe, de 32 jardas, para Rob Gronkowski. Mas, eventualmente a série acabaria por ser interrompida, resultando num field goal de Stephen Gostkowski, 46 jardas.

Gradualmente este entusiasmo foi resfriando porque o ataque engasgou-se e esteve dormente durante bastante tempo, principalmente devido à pressão exercida pela defesa de Cincinnati, de tal forma que os Patriots só tornariam a marcar em cima do intervalo, para chegarem ao descanso com a curta vantagem de 10-07. 

Na realidade durante os primeiros 28 minutos do jogo de domingo, Tom Brady foi pressionado em mais de metade das jogadas em que recuou para tentar lançar passes, tendo conseguido apenas 5,6 jardas por tentativa. 

c2c8dca8c1eb4870a050e2fdb9806423.jpg

O touchdown, a 1:06 do intervalo, ajudou a disfarçar uma primeira parte que não decorreu conforme estava previsto.

Cincinnati entrou melhor na segunda parte e adiantou-se no marcador, 14-10, numa série que gastou apenas 3:46, em 9 jogadas com um avanço de 80 jardas. 

Na primeira série dos Patriots, a pressão tornou a impedir o avanço e Ryan Allen foi obrigado a entregar a bola novamente num punt de 52 jardas.

Até que, a 7:11 do terceiro período, Dont'a Hightower perseguiu o quarterback Andy Dalton, e derrubou-o dentro da sua própria end zone, resultando num safety, que reduziu para 12-14 e devolveu a bola novamente aos Patriots. 

Na série seguinte, um passe para Rob Gronkowski colocou os Patriots em vantagem e a partir daí só deu Patriots, que acabaram por ganhar por 18 pontos.

O impato do safety

Após o final da partida, embora ninguém quisesse indicar que o safety teria sido o lance decisivo, todos reconheceram que foi muito importante.

aad4693aeb8240e8906700e41e519101.jpg

"Foi enorme," disse Devin McCourty, um dos capitães da defesa. "O High [Dont'a Hightower] esteve na linha da frente imensas vezes e fez aquela jogada. Ele estava na linha lateral a dizer que um de nós teria que fazer uma jogada [decisiva]. E conseguir um safety em duas semanas seguidas, colocar pontos no placar do lado defensivo é enorme."

"Sempre que a defesa marca pontos, ajuda a ganhar, independentemente da altura em que surge, ajuda sempre," acrescentou Chris Long. 

"Sem dúvida que ajudou," concordou Devin McCourty, que no entanto ressalvou que "a continuidade, a partir daí, de sairmos do campo e fazermos jogadas nas terceiras descidas e fazermos o que era preciso fazer foi o que nos permitiu seguir em frente. Mas, obviamente quando há uma jogada dessas é enorme. E eu penso que o nosso ataque jogou bem para aproveitar as oportunidades das coisas que fizemos na defesa. Jogámos bem em conjunto."

"Já estávamos a começar a subir de rendimento em todas as fases do jogo e sempre que a defesa consegue marcar pontos ajuda a ganhar o jogo, seja dois pontos ou sete pontos, e entrega a bola ao ataque, são fases importantes [do jogo]," acrescentou Chris Long.

Portanto, a ideia é simples de compreender. Este é um jogo coletivo, onde todos têm que colaborar. A defesa ajudou quando a equipa precisava disso, mas depois foi necessário que o ataque também fizesse o seu trabalho.

"Sim, a defesa jogou de forma excelente hoje," disse Rob Gronkowski. "O Dont'a Hightower fez um grande jogo e o safety que ele conseguiu foi uma reviravolta enorme para a nossa equipa, um enorme impulso. Logo a seguir ao safety descemos e marcámos. É isso a que se chama jogar football complementar - a defesa a fazer um jogo enorme, conseguindo um safety, [nós, o ataque] a avançarmos no terreno, e conseguir boa posição e a marcarmos, e foi isso que nós fizemos. Foi um grande [jogo] de football, e o safety foi definitivamente uma faísca para toda a equipa."

Colegas apreciam o trabalho de Dont'a Hightower

Nas conferências de imprensa pós-jogo ficou bem claro que Dont'a Hightower é muito admirado e respeitado no balneário dos Patriots.

"O High [Dont'a Hightower] tem muita habilidade, há muitas coisas que ele consegue fazer [em campo]," disse o treinador Bill Belichick. "Ele consegue fazer o blitz, ele pode pressionar, pode fazer cobertura, jogar contra o jogo terrestre, corre bem e faz jogadas em cobertura, e é inteligente. E também é inteligente. Consegue lidar com muitas tarefas e não apenas por saber o que precisa fazer, mas também por instintivamente conseguir fazer isso. Ele tem uma boa intuição…é um bom jogador e fez algumas grandes jogadas para nós hoje; Não há dúvida."

"Eu jogo contra ele, nos treinos, todos os dias e ele é simplesmente um grande jogador. Vi-o crescer desde a sua primeira época até assumir um papel de liderança," acrescentou Tom Brady. "A posição de* linebacker* é tão importante. Todas as boas defesas têm um bom linebacker central. Já joguei contra muitos dos bons, e tem sido um privilégio jogar com o Dont'a [Hightower]. Ele faz os outros entrar no ritmo, entre ele e o Jamie [Collins] e a secundária; no meio da defesa, com os corners e o Devin [McCourty], e o Duron [Harmon] e o Patrick [Chung]…. é divertido vê-los a jogar porque estou farto de treinar contra eles e de os ver a fazer jogadas contra mim, por isso é bom vê-los a fazer jogadas c contra a outra equipa."

No domingo caberá a vez a Pittsburgh.

This article has been reproduced in a new format and may be missing content or contain faulty links. Please use the Contact Us link in our site footer to report an issue.

Latest News

Advertising